Sexta-feira, Julho 12, 2024
Sexta-feira, Julho 12, 2024

SIGA-NOS:

ENATUR já tem projeto para transformar Hotel Turismo da Guarda numa pousada

-PUB-spot_img

A ENATUR – Empresa Nacional de Turismo, SA. já tem projeto de requalificação do Hotel Turismo da Guarda, para integrar na rede de Pousadas de Portugal a unidade que será de 4 estrelas com 77 quartos, revelou, esta quarta-feira, a agência Lusa.

De acordo com a memória descritiva e justificativa do projeto, a que a Lusa teve acesso, a intervenção pretende transformar a unidade hoteleira numa pousada de 4 estrelas, com 77 quartos, e “a sua integração na rede de Pousadas de Portugal, cumprindo um padrão de elevada qualidade e de excelência”.

Segundo o comunicado, “a intervenção pretende a requalificação e modernização do edifício à imagem das unidades hoteleiras atuais e respetiva concorrência”.

Para isso, a ENATUR quer fazer o levantamento dos elementos pré-existentes, como mobiliário, portas, cantarias, elementos arquitetónicos ou outros, que “possam ser restaurados e integrados no novo projeto, de forma a manter a imagem histórica do edifício”.

No documento, precisa-se que a imagem e definição do edifício, no que diz respeito à altimetria, volumetria, alçados, acabamentos das coberturas e métrica de caixilhos “serão totalmente mantidos, e respeitada a traça arquitetónica do edifício”. Está prevista a requalificação do exterior, incluindo a piscina, um espaço considerado “como uma mais-valia e fator de diferenciação”.

A ENATUR explica que em relação às especialidades, todas as redes serão feitas de novo, mantendo e garantindo a utilização de todas as zonas técnicas, percursos técnicos “de forma que a intervenção em nada impacte, altere ou fragilize a estrutura do edifício”.

A intervenção será desenvolvida em duas fases, com a primeira a recuperar toda a envolvente exterior, nomeadamente as coberturas, paramentos, caixilharia, serralharias e pinturas a modernização dos quartos dos pisos acima do solo. O documento faz referência à Sala da Lareira, que “era um ponto de visita deste Hotel na sua exploração anterior”.

O Hotel Turismo da Guarda encerrou a sua atividade comercial em outubro de 2010 e, em abril de 2011, foi adquirido pelo Turismo de Portugal à Câmara Municipal da Guarda.

Em outubro de 2022, um despacho do Governo determinou a desafetação do imóvel do antigo Hotel de Turismo da Guarda do programa ‘Revive’, por o mercado não ter respondido às ofertas públicas e porque “urge recorrer a soluções alternativas”.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img