O “2021 U.S. Family Travel Survey”, realizado pela Family Travel Association em parceria com a New York University’s School of Professional Studies, descreve os impactos da pandemia nas viagens de família. O aumento no interesse em planear viagens através de uma agência é uma das principais conclusões do estudo.
“As pessoas que realmente trabalham com agentes de viagens ainda tendem a ser uma minoria, mas um número cada vez maior está a afirmar que consideraria usar um consultor de viagens daqui para frente”, comenta Lynn Minnaert, professora associada do NYU’s Jonathan M. Tisch Center of Hospitality.
O estudo, conduzido em junho e julho, entrevistou 2.365 pais nos EUA.
Enquanto apenas 17% dos viajantes familiares usou um consultor para ajudar com as reservas nos últimos dois anos, 65% dos entrevistados disseram que considerariam usar um nos próximos dois. 31% da amostra declarou que a pandemia impactou diretamente a sua decisão sobre o uso de um consultor de viagens.
A procura por viagens internacionais e cruzeiros continua fraca para famílias. Apenas 22% dos entrevistados afirmou esperar gastar mais em viagens internacionais nos próximos 12 meses, em comparação com 44% que disse vir a gastar mais em viagens domésticas. O interesse em cruzeiros caiu de 36% na pesquisa de 2019 para 10% este ano.
Viagens mais prolongadas em família, sejam domésticas ou internacionais, também são áreas onde Lynn Minnaert espera mais alcance para os agentes de viagens.
O forte aumento no interesse na utilização de consultores de viagens é o mais recente impulso para esse segmento da indústria. Quase metade dos viajantes dos EUA que raramente usaram agentes de viagens no passado provavelmente usarão um agente no pós-pandemia, de acordo com um estudo realizado no início deste ano pela American Society of Travel Advisors and Sandals Resorts.
O fundador da Onefinestay está tão otimista com o futuro dos agentes de viagens que anunciou planos para um novo negócio chamado Fora. O objetivo da startup é tornar-se uma versão moderna das agências de viagens, permitindo que as pessoas se tornem consultores das suas próprias casas.
Polarização de Vacina
Existem dois campos distintos de vacinas no setor de viagens familiares, de acordo com este estudo.
Apenas 16% dos entrevistados relataram que as suas famílias foram totalmente vacinadas, o que faz sentido, visto que as mesmas são apenas aprovadas para indivíduos com 12 anos ou mais.
Enquanto 53% da amostra concordou ou concordou fortemente com o conceito de passaporte de vacina, apenas 28% discordou ou discordou fortemente.
Concomitantemente, 42% dos entrevistados disseram que as baixas taxas de vacinação ou protocolos de saúde limitados eram um impedimento para os seus planos de viagem, enquanto 58% revelaram que não tinha opinião ou que discorda da ideia de evitar viagens para esses destinos por essas razões.