A Rede das Estações Náuticas (EN) vai realizar o evento “Water Fun in Portugal by Nautical Portugal”, que marcará o encerramento do Projeto de Internacionalização, no dia 26 de junho, na Lagoa de Óbidos – Foz do Arelho, às 10h. O principal objetivo deste evento é fazer uma avaliação das atividades desenvolvidas e perspetivar o futuro das Estações Náuticas.
O evento será dividido em duas partes: de manhã, na Lagoa de Óbidos, os participantes terão a oportunidade de desfrutar de um passeio de balão de ar quente, em parceria com a Estação Náutica de Alandroal. Em seguida, serão apresentadas as atividades náuticas disponíveis nas Estações Náuticas, incluindo pranchas de surf com foil elétrico, canoagem, remo, windsurf, surf, stand up paddle, vela, waterbike, entre outras. À tarde, serão apresentados os resultados da internacionalização pelos vários parceiros e serão discutidos os caminhos futuros das Estações Náuticas.
As experiências náuticas contarão com a participação de Embaixadores das Estações Náuticas em várias modalidades e de atletas que representaram Portugal no estrangeiro, como Pedro Fraga, remador olímpico, e Kevin Santos da equipa portuguesa de Canoagem. O e-foil estará presente com Isa Sebastião, detentora do recorde mundial inscrito no Guinness de 24 horas em cima de uma prancha de SUP (stand up paddle), numa travessia de 170 km no rio Sado.
O projeto de internacionalização das Estações Náuticas, designado por Projeto IREN, teve como principais mercados-alvo França, Alemanha e Países Baixos, com o objetivo de promover a oferta da rede e atrair visitantes estrangeiros. Durante o evento, serão divulgados os resultados do projeto e serão delineados os caminhos futuros das Estações Náuticas no âmbito do Portugal 2030.
Prevê-se a certificação de mais 40 Estações Náuticas até 2024
Estima-se que até o final de 2024, o número de Estações Náuticas certificadas possa chegar a cerca de 40. Em 2023, certificaram-se mais três EN, e há mais de uma dezena de manifestações de interesse e candidaturas em andamento, com destaque para as regiões do interior. No total, já existem 32 Estações Náuticas certificadas.
Apresentação dos resultados da internacionalização
A Internacionalização da Rede das Estações Náuticas de Portugal foi apresentada na BTL 2023, com o objetivo de promover a oferta da rede junto de operadores turísticos, meios de comunicação, clubes náuticos, federações de desportos náuticos, marinas e outros intervenientes do setor náutico nos mercados selecionados: França, Alemanha e Países Baixos.
O projeto envolveu a realização de iniciativas de promoção junto a potenciais investidores internacionais, incluindo ações de charme nos mercados selecionados e três visitas de familiarização para apresentar a oferta da rede no campo da náutica nesses mercados. O processo de internacionalização, financiado pelo Compete, contou com a participação de 130 micro e pequenas empresas com produtos estruturados para o mercado internacional, promovendo a oferta como um produto turístico integrado, que engloba alojamento, serviços náuticos, gastronomia, entre outros.
“Esta jornada de encerramento irá ser, sem sombra de dúvida, ser um dia ativo, no nosso meio privilegiado: a ÁGUA. Reunimos toda a oferta das atividades das Estações Náuticas, acrescida de uma experiência única de balonismo, bem como os intervenientes no caminho das Estações Náuticas, para fazer um balanço da internacionalização e debater caminhos futuros”, refere António José Correia, Coordenador das Estações Náuticas.
Portugal possui um total de 32 Estações Náuticas, distribuídas em cinco zonas do país: Porto e Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. Na Região do Porto e Norte, encontram-se 11 Estações Náuticas, como Alijó, Alto Minho, Espinho, entre outras. No Centro de Portugal, há oito Estações Náuticas, incluindo Aveiro, Castelo do Bode e Ílhavo. Lisboa possui duas Estações Náuticas: Litoral de Cascais e Sesimbra. No Alentejo e Ribatejo, são contabilizadas sete Estações Náuticas, como Alandroal, Odemira e Monsaraz. Já no Algarve, existem quatro Estações Náuticas, como Portimão, Vilamoura, Lagos e Faro.