A Jetcost revelou que 65% dos portugueses tenciona viajar nos meses de dezembro e janeiro, apesar da subida de preços e da situação económica do país.
Enquanto 14% prepara-se para decidir à última da hora, quase dois em cada dez (21%) não planeiam viajar.
Relativamente aos destinos, 61% dos portugueses opta pelos nacionais, enquanto 33% prefere os internacionais. Já 6% pensa combinar os dois. Entre os destinos nacionais mais escolhidos estão Lisboa, Porto, São Miguel, Madeira e Terceira, respetivamente.
Por outro lado, Paris, Londres, Barcelona, Roma e Praga são os destinos europeus escolhidos pelos portugueses para as férias de Natal. Na tabela dos destinos de longa distância surgem Nova Iorque, São Paulo, Luanda, Dubai e Marraquexe.
No que diz respeito ao número de dias da viagem, 44% afirma que quer fazer uma viagem de três dias, 26% de três a cinco, 14% de uma semana e 13% entre oito a 15 dias. Relativamente ao preço, a média por pessoa é de 786 euros.
Em relação ao meio de transporte, o carro privado (57%) surge como opção preferida, segundo o estudo. Seguem-se o avião (32%), o autocarro (6%), o comboio (3%) e o barco (2%). Quase metade dos inquiridos portugueses (47%) pretende viajar em família, 28% em casal, 16% com amigos e 9% sozinhos.






