Domingo, Julho 14, 2024
Domingo, Julho 14, 2024

SIGA-NOS:

Estes são os nomeados na categoria de Sustainable Project

-PUB-spot_img

Os “Prémios Líderes do Turismo” vão eleger as empresas que se destacam nas categorias Luxury Hotel, Business Hotel, Leisure Hotel, Hotel Brand, Travel Brand, Transport Customer Experience, Sustainable Project, Technology Company e Creative Brand.

A eleição decorre da votação dos subscritores da newsletter do TNews e de um júri constituído por profissionais das áreas de Comunicação, Marketing e Eventos; Inovação e Investimento; Formação e Recursos Humanos.

Eis os candidatos à categoria de Sustainable Project. Pode votar no seu favorito aqui.

Corinthia Lisbon
“O custo de energia numa propriedade com a nossa dimensão é enorme, enfrentar o aumento exponencial do preço da energia e a volatilidade do mercado energético foram factores determinantes para a tomada de decisão. A necessidade de adoptar medidas de eficiência energética tornou-se evidente como forma de assegurar uma optimização dos nossos consumos de energia reduzindo a nossa pegada de CO2 reagindo assim à pressão do stakeholders em matéria de eficiência energética e impacto ambiental.  
No Corinthia Lisbon acreditamos que é possível fornecer as melhores comodidades aos nossos hóspedes sem ter gastos energéticos desnecessários. Em parceria com o Instituto de Soldadura e Qualidade e a Galp Soluções de Energia, nós somos pioneiros na demonstração do conceito de Hotel Energeticamente eficiente, agregando o compromisso de eficiência energética com o compromisso ambiental de redução da pegada de CO2. A nossa equipa de engenheiros e técnicos trabalha diariamente para que este projeto esteja em constante progresso, procurando sempre novas soluções energéticas que superem o ponto actual.  No Corinthia Lisbon o nosso compromisso com o planeta é constante e continuaremos a trabalhar para um futuro melhor.
Resumo das práticas implementadas:
ENERGIA: 40 painéis solares que aquecem as águas dos banhos e das piscinAS. Todas as lâmpadas são LED.
ÁGUA : Poupança de 30% no consumo da água como resultado do nosso Sistema de reaproveitamento de águas.
NATUREZA: Projecto de reflorestação “Viver Floresta” em curso.
EDIFÍCIO: Redução de emissão de 1.341 toneladas de CO2  por ano.
RECICLAGEM : Redução no consumo de plástico tendo eliminado copos e palhinhas e reduzido o número de garrafas.
Ao longo dos últimos anos o Corinthia Lisbon tem sido distinguido com diversos prémios tais como Western Europe Region Energy Project of the Year 2013 na conferência anual da Association of Energy Engineers em Washington, DC, Europe’s Leading Green Hotel 2015 pela World Travel Awards e Portugal’s Luxury Eco/Green Hotel de 2018 pelos World Luxury Hotel Awards.
O Corinthia Lisbon é já uma referência em qualidade, serviço e inovação. Fomos o primeiro 5 estrelas a ser fornecido por energia verde. O nosso desafio é transformar todas as nossas propriedades em hotéis energeticamente eficientes tomando o hotel de Lisboa como exemplo de boas práticas a seguir.”

Dom Pedro Laguna Golf Course
“O projeto de requalificação do Dom Pedro Laguna teve início a 30 agosto de 2020 e ficou concluído a 31 agosto de 2022. O que torna este projeto único em Portugal e uma referência internacional, deve-se ao facto de ter como objetivo principal a sustentabilidade ambiental. O expectável nas renovações e construções de campos de golfe é a obtenção da máxima qualidade com o menor impacto ambiental, mas o Dom Pedro Laguna optou por apostar na máxima sustentabilidade ambiental com a melhor qualidade possível, tendo um impacto direto em todas as ações/escolhas realizadas: – Relvados: Escolhemos as variedades de relva com maior resiliência à falta de água, com maior tolerância a pragas e doenças e com menor necessidade de cortes semanais; – Sistema de Rega: Foi concebido um projeto de rega eficiente, simples e versátil. Permitindo regas ao segundo e apenas onde é realmente necessário. Também equipado com sondas de humidade no solo e estação meteorológica; – Águas Residuais (ApR): Todo o campo está preparado para começar a regar a 100% com ApR, proveniente da ETAR de Vilamoura. O projeto está em andamento, a obra pública/privada está prevista para 2024 e no verão de 2025 já deve ser a principal fonte de água para rega; – Biodiversidade: Foi construída uma ilha artificial, no centro de um lago, inacessível aos jogadores de golfe, que protege e promove a população de lontras e de aves aquáticas. Foi com um parecer do Zoomarine que tomamos a decisão de avançar com esta construção; – Área de Jogo: Ficou apenas a necessária ao jogo de golfe. Todos os espaços regados que fossem meramente ornamentais, deixaram de ser regados e passaram a contar com a presença de árvores autóctones e adaptadas aos verões quentes e secos, frequentes na região do Algarve.Foram realizadas outras iniciativas, mas as supra referidas são a base do projeto de requalificação do Dom Pedro Laguna, e que se traduzem numa redução do consumo de água em aproximadamente 50%, numa redução do consumo de fungicidas em 100%, numa redução de energia elétrica em 20% e do consumo de combustíveis fósseis em 20%.”

Living Tours
“Somos um operador turístico de recetivo para Portugal e Espanha especializado na oferta de tours, atividades e experiências em toda a Península Ibérica, incluindo ilhas. Queremos mostrar ao mundo, o que de melhor temos, somos e sabemos fazer, acolhendo os nossos clientes como sendo convidados da nossa própria casa.
Cientes de que as pessoas são o ativo estratégico da atividade turística, do impacto que o nosso negócio gera nas comunidades e ambiente, desenvolvemos o projeto social “Livingtourianos com Causa”.
Destaca-se a ação Livingtourianos com Causa – 1 por 1: por cada participante nos nossos Tours doamos mensalmente o valor de uma refeição a pessoas sem abrigo e carenciadas das cidades do Porto e Lisboa, cidades onde este flagelo é mais notório, através de parcerias com 5 Instituições de solidariedade social. Em 2022, doamos 80 000 refeições.
Neste projeto, envolvemos os colaboradores em diversas ações como ajuda na confeção de refeições e distribuição aos sem abrigo nas instituições e nas ruas do Porto; campanhas bimestrais internas de recolha solidária de roupas, brinquedos e bens alimentares; limpeza de praias e plantação de árvores e, entre outros, ação de voluntariado numa associação local de proteção animal.
A nível internacional, contribuímos em 2022 com donativo monetário e de bens essenciais para a Ucrânia; em 2023, enviamos donativo monetário para ajuda às vítimas do terramoto na Turquia e na Síria.
Internamente, reforçamos o pacote de benefícios dos colaboradores com a oferta de Seguro de Saúde, apoio à Natalidade (apoio monetário por nascimento), oferta de 3 dias de férias extra aos 22 dias previstos, aumento de parcerias com desconto de colaborador, incluindo serviços de saúde e ginásios.
Pelo ambiente, iniciamos o processo de apadrinhamento vitalício de 3 ha da Mata Nacional de Leiria com a Associação ZERO, lançamos a operação de visitas de cidade em tuk tuk 100 % elétricos e, nas instalações, criámos postos de reciclagem cujos resíduos entregamos a um gestor autorizado.
Formalizamos o nosso compromisso com a Sustentabilidade com a criação de um departamento específico em 2022, recebemos o certificado de sustentabilidade Biosphere e aderimos ao programa Empresas Turismo 360º para continuarmos a aposta na jornada da sustentabilidade.”
Paraíso Escondido
“Viver em harmonia com a natureza é a força motriz em tudo no Paraíso Escondido, desde todo o planeamento arquitetónico que se encaixa facilmente na paisagem, até ser o mais sustentável e ecologicamente consciente possível.”

Picos de Aventura
“Desde o seu início em 2002, a Picos de Aventura têm-se esforçado para que cada uma das suas atividades seja enriquecida com conhecimento e sensibilização para a conservação da Natureza.
Sendo a nossa mais popular atividade a de Observação de Cetáceos, é também aquela que mais facilmente causa impacto positivo. Quando se observam animais tão emblemáticos como os Golfinhos e as Baleias é quase imediata a empatia entre os observadores e as espécies observadas. Depois do que muitas vezes é uma experiência emocional, é precisamente nesta altura que surge uma oportunidade imperdível de sensibilização e educação para as problemáticas ambientais.
Sendo nós, privilegiados por ter contacto direto com estes extraordinários animais e ambiente marinho, sentimos também responsabilidade na educação de novas gerações para um Mundo mais sustentável. Foi por essa razão que, em 2013, a Equipa de Biólogos da Picos de Aventura criou a Picoslogia – o Departamento Científico-Pedagógico cuja principal motivação é a educação ambiental e a sensibilização das nossas crianças e jovens para a conservação da Natureza e Biodiversidade. A apresentação e retórica do nosso programa de aproximadamente uma hora é adaptada e personalizada a cada faixa etária e turma, desde crianças em creches, jardim-de-infância e ensino básico (1º e 2º ciclo) até ao ensino secundário.
Combinando imagem, som, temáticas atuais, tem sido possível chegar à comunidade estudantil e criar um impacto positivo no conhecimento das espécies que habitam as águas dos Açores. Através do uso de material didático como peluches, filmes e sons, introduzimos aos mais novos a noção da quantidade de espécies que habitam os mares dos Açores. Levamos também material como coletes e máscaras de snorkeling e entregamos aos mais pequenos para uma sensação de envolvência.
Dos 2 aos 4 anos, é possível transmitir as diferenças entre Peixes e Mamíferos Marinhos e mostrar as principais características das espécies mais conhecidas. Usamos também desenhos temáticos para colorir e puzzles, terminando com uma história sobre Tartarugas e a problemática da ingestão de plásticos.
Já no pré-escolar é possível transmitir um pouco mais de conhecimento, com a simulação de uma viagem de Observação de Cetáceos bastante interativa. Juntando várias peças sensoriais como vídeos, sons e um pouco de teatro, introduzimos conceitos dentro da ecologia das espécies mais emblemáticas, e, nestas idades tão inquiridoras e imaginativas é já possível sensibilizar para a preservação do meio marinho.
A partir do Ensino Básico, as sessões transformam-se em Palestras que abordam as temáticas referidas anteriormente, adicionando a História dos Açores e a sua ligação com o Mar e os Cetáceos. Nenhuma Palestra fica concluída sem, claro, passar pela problemática do Aquecimento Global e plástico nos Oceanos e como estes estão a afetar o ambiente marinho e as espécies que nele habitam.
Cada sessão é única, cada turma é um desafio e uma experiência estimulante. O dinamismo que se gera durante aquela hora motiva novas brincadeiras e novas formas de “chegar” a este público especial, passando o conhecimento e as experiências do dia-a-dia desta atividade turística. É igualmente gratificante, quando mais tarde os professores nos contactam para novas sessões ou para nos transmitir o impacto causado pela nossa visita.”

Portugal Green Travel
“A Portugal Green Travel é uma empresa especializada em turismo sustentável e responsável em Portugal. A nossa missão é oferecer experiências únicas e autênticas aos viajantes que desejam conhecer o país de uma forma mais consciente e respeitadora com o meio ambiente e as comunidades locais.
Acreditamos que o turismo pode ser uma ferramenta poderosa para a conservação da natureza e para a promoção da cultura local. Por isso, desenvolvemos programas turísticos que integram práticas de sustentabilidade ambiental e social, como a redução de plásticos, a gestão de resíduos, o uso de energias renováveis e o apoio ao comércio justo.
Além disso, a Portugal Green Travel trabalha em estreita colaboração com as comunidades locais de forma a garantir que as nossas atividades tenham um impacto positivo nas suas vidas e na economia local. Temos parcerias com projetos de conservação da natureza e de desenvolvimento comunitário, e incentivamos os viajantes a participarem em atividades de voluntariado e de intercâmbio cultural.
Acreditamos que o nosso projeto é uma resposta ao crescente interesse do público por viagens mais sustentáveis e responsáveis. Queremos ser uma referência em turismo sustentável em Portugal e contribuir para a transformação do setor em todo o mundo.”

Planet Guest – Pestana Hotel Group
O Planet Guest é o programa de sustentabilidade do Pestana Hotel Group com o mote “Somos apenas hóspedes do Planeta” inclui todas as iniciativas que promovem a sustentabilidade no grupo. O Pestana Planet Guest, inserido na nossa estratégia ESG e em linha com os princípios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável adoptada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas, transmite a posição do Grupo e dos seus colaboradores no que diz respeito à sustentabilidade do Planeta em que vivemos e o foco na preocupação perante as gerações futuras. Tem como objetivo criar valor no longo prazo para a empresa, desenvolvendo a sua atividade com respeito pelo meio ambiente, comunidades locais, colaboradores, clientes e todos os stakeholders relevantes no exercício da sua atividade.”

Quinta das Minas da Recheira
“A Quinta das Minas da Recheira, conhecida na região por “Minas do Alemão”, localiza-se na localidade de Barco – Covilhã, distrito de Castelo Branco, fica em linha reta até à Serra da Estrela – Torres em cerca de 16 quilómetos. Além da singular e extraordinária recuperação do antigo complexo mineiro abandonado, que o transformou num lugar especial, mágico, a natureza encarregou-se de juntar e proporcionar num único e inédito local.O empreendimento Quinta das Minas da Recheira representa um excelente exemplo a nível nacional, de como uma antiga mina privada, parada no tempo há mais de 50 anos, abandonada, vandalizada, roubada, poluente, com elevados prejuízos ambientais, poderá ser transformada num ex-libris de recuperação ambiental e turística, aproveitando as várias valências e potencialidades únicas, diferenciadoras, inovadores, tecnológicas,  pedagógicas e cientificas em termos de turismo industrial extrativo Mineiro Vivo, património mineiro, legado Cultural, fluvial por confinar diretamente com o rio Zêzere, num troço propício a desportos náuticos de caiaques e paddle, Agrícola e Enoturismo inovador, Turismo de Aventura, Emoção e Experiência, Preservação e História Mineira, Etnológico, Tradição, Costumes, Espólio, Processos de Produção, Memória, Geologia e Mineralogia vídeo da apresentação da Quinta das Minas da Recheira. Este empreendimento foi Finalista do Prémio Nacional de Turismo 2022, na categoria Turismo Inovador, uma iniciativa conjunta do BPI e do Expresso.
 Tendo em conta as inúmeras e dinâmicas atividades turísticas, ambientais, de cariz único, diferenciador e inovador das MINAS da RECHEIRA, muitos meios de comunicação social nacional e estrangeiro consideram-nos como uma das atrações turísticas, pedagógicas e científicas da região Centro de Portugal.
Nas MINAS da RECHEIRA, estimulamos os colaboradores a realizarem trabalhos voluntários ligado a causas da sociedade e meio-ambiente, concedendo folga;– Escolhemos a sustentabilidade como um dos fatores de avaliação dos colaboradores;– Divulgamos e sensibilizamos diariamente as boas praticas de sustentabilidade, nomeadamente a redução do consumo de eletricidade e água junto dos nossos colaboradores, turistas, alunos das escolas e universidades nas visitas de estudo;   – Não possuímos e desaconselhamos materiais descartáveis aos colaboradores e turistas;- Produzimos energias limpas e renovável através de painéis fotovoltaicos, mini-hídrica;- Possuímos fossa ecológica cujo seu efluente depois de tratado é encaminhado como fertilizante para o pomar, protegendo o solo; – Possuímos um processo de compostagem para tratar as sobras alimentares – os restos;- Possuímos vários tanques para onde são encaminhadas as águas pluviais da chuva das coberturas e de superfície, no sentido de ser reutilizado na rega da horta, pomar e jardins”.

Reserva Alecrim Eco Suites Glmaping Resort
“Trata-se de uma propriedade com 24 hectares, na qual se criou todo um ecossistema no qual existe o máximo de cuidado com todas as espécies existentes.
Exemplo disso, no momento de construção da Reserva foram plantadas muitas espécies de arbustos e  herbáceas.  Os jardins não eram pré-existentes, pelo que foram criados no momento da construção, tornando-se um refúgio para várias espécies e um habitat natural em plena cidade. Em termos energéticos muitos aspetos da construção do Hotel foram pensados para diminuir a pegada de carbono, como a utilização de painéis solares que fornecem a energia necessária para, aquecerem a água das casas.
Adicionalmente, toda a iluminação da Reserva é de baixo consumo incluindo lâmpadas LED. Preservação de Água através da captação de águas das chuvas, de minas e furos artesianos, podemos, ainda, fornecer água para uso sanitário e rega de jardins. Desta forma, reduz-se o uso de água da rede de abastecimento pública.
Os hóspedes são informados das iniciativas sustentáveis dentro do hotel e da contribuição que podem dar, por exemplo, na ajuda na separação do lixo e na economia do uso de água. É também incentivada a correcta separação do lixo em todos os departamentos do hotel.
A grande maioria das zonas do hotel (front e back) usufruem da luz natural direta não sendo necessário o recurso à iluminação artificial;
Registo mensal da produção de resíduos, para tentar minimizar o mesmo;
Carregadores para veículos eletricos– incentivando à utilização de carros elétricosTrata-se de uma propriedade com 24 hectares, na qual se criou todo um ecossistema no qual existe o máximo de cuidado com todas as espécies existentes.
Exemplo disso no momento de construção da Reserva foram plantadas muitas espécies de arbustos e  herbáceas.  Os jardins não eram pré-existentes, pelo que foram criados no momento da construção, tornando-se um refúgio para várias espécies e um habitat natural em plena cidade. Em termos energéticos muitos aspetos da construção do Hotel foram pensados para diminuir a pegada de carbono, como a utilização de painéis solares que fornecem a energia necessária para, aquecerem a água das casas.
Adicionalmente, toda a iluminação da Reserva é de baixo consumo incluindo lâmpadas LED. Preservação de Água através da captação de águas das chuvas, de minas e furos artesianos, podemos, ainda, fornecer água para uso sanitário e rega de jardins. Desta forma, reduz-se o uso de água da rede de abastecimento pública.
Os hóspedes são informados das iniciativas sustentáveis dentro do hotel e da contribuição que podem dar, por exemplo, na ajuda na separação do lixo e na economia do uso de água. É também incentivada a correcta separação do lixo em todos os departamentos do hotel.
A grande maioria das zonas do hotel (front e back) usufruem da luz natural direta não sendo necessário o recurso à iluminação artificial;
Registo mensal da produção de resíduos, para tentar minimizar o mesmo;
Carregadores para veículos eletricos– incentivando à utilização de carros elétricos.”

Unlock Boutique Hotels
“A Unlock Boutique Hotels apresenta uma escolha criteriosa e cuidadosa de boutique hotéis independentes e intimistas, localizados em Portugal. Mais do que uma coleção de hotéis, a Unlock Boutique Hotels apresenta-se como uma coleção de experiências únicas. Cada hotel e propriedade oferece experiências singulares que prometem momentos inesquecíveis durante a estadia dos nossos hóspedes todas com certificação de sustentabilidade Biosphere incluindo a própria estrutura de serviços partilhados.”

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img