Segunda-feira, Maio 19, 2025
Segunda-feira, Maio 19, 2025

SIGA-NOS:

Estratégia Turismo 2035: Setor reforça presença no mercado mexicano e identifica Croácia como novo destino emissor

Num momento em que o setor do turismo debate a Estratégia Turismo 2035, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, aponta para um maior reforço da marca Portugal no mercado mexicano, uma aposta que, segundo o responsável, poderá gerar 130 milhões de possíveis consumidores no país. Além deste reforço, Pedro Machado identificou a Croácia como um novo mercado que está a surgir em Portugal.

“No momento em que estamos a reforçar a nossa presença no mercado mexicano, que poderá gerar 130 milhões de possíveis consumidores, percebemos que há países a emergir que não estavam sequer no radar daquilo que são os nossos principais concorrentes, mas que estão a surgir, que é o caso da Croácia”, disse Pedro Machado à margem da primeira sessão pública do processo de construção da Estratégia Turismo 2035, que se realizou esta quinta-feira, dia 3, em Lisboa.

À data de hoje, o turismo de Portugal estabilizou 22 produtos estratégicos, recebeu mais de 26 milhões de hóspedes e atingiu 25 mil milhões de euros em receitas. Estes valores indicam que, em três anos, o país consegue alcançar as metas impostas para 2027. Para o final de 2024, o secretário de Estado do Turismo prevê alcançar a cifra dos 30 milhões de turistas internacionais.

Por outro lado, colocam-se desafios transversais não só ao turismo, mas também noutros setores. “A pressão sobre os nossos recursos, em particular a questão dos recursos hídricos, é algo que afeta não só o turismo como também a comunidade em geral. Existe também a questão do envelhecimento da nossa demografia e o que isso pode significar do ponto de vista da previsibilidade em relação àquilo que são os fluxos que queremos atingir num curto espaço tempo. Isto para não falar da agenda de sustentabilidade, do sistema da mobilidade e da coesão, e, ainda, da mitigação dos impactos que as alterações climáticas nos trazem”.

Contudo, Pedro Machado afirmou que Portugal está a alargar a sua base, sobretudo no que diz respeito à captação de novas rotas, como é o caso de Florianópolis e do voo direto para Seul, na Coreia do Sul.

“Continuamos a estruturar produtos, se temos hoje 22 produtos, e se o ecoturismo e enoturismo já são uma realidade, o turismo responsável também pode vir a acrescentar valor àquilo que é a panóplia do produto Portugal, sobretudo na sua competitividade e na sua relação com outros mercados internacionais”, salienta.

Finalmente, Pedro Machado espera que esta estratégia englobe públicos e privados, organismos de maior e menor dimensão e destinos com menor e maior maturidade com o intuito de defender um objetivo comum, que é o objetivo de Portugal.

Este debate simbolizou a primeira de sete conferências organizadas pelo Turismo de Portugal com o objetivo de desenhar a Estratégia Turismo 2035, que irá suceder à Estratégia Turismo 2027. A próxima realizar-se-á no Porto e Norte a 7 de outubro. Passará também pelo Alentejo (14 de outubro), Açores (21), Madeira (28), região Centro (11 de novembro) e, por fim, Algarve (25).

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img