Uma família portuguesa foi burlada no valor de 100 mil euros, por uma agência de viagens, dias antes de embarcar para Varadero, Cuba, conforme noticiado pela CNN Portugal na passada terça-feira, dia 3.
A Viagens Top, inscrita desde 2017 no Registo Nacional de Turismo, tendo passado, em 2020, a funcionar exclusivamente por via online, é a agência que está a ser acusada por Patrícia Lima e familiares, que dias antes de embarcar perceberam que os seus nomes não constavam na lista de passageiros de voo.
“Infelizmente, no dia 31 de agosto tinha uma viagem para Cuba, Varadero. Na sexta-feira pedi-lhe a documentação e o senhor começou a enrolar-me. Não sei o que lhe aconteceu, não sei o paradeiro do senhor”, revela a mulher, em declarações à CNN Portugal.
A mulher apressou-se a apresentar uma queixa na PSP, temendo ter sido vítima de burla, para mais tarde descobrir que estava longe de ser a única vítima do esquema.
As forças de segurança confirmaram que o website em causa está em nome de Bruno Florindo, agente com o nome fiscal “Detalhes Memoráveis”. A CNN Portugal tentou várias vezes contactar o empresário por telefone ou email, mas o proprietário do website não respondeu. Aos clientes, Bruno Florindo indicou que está a ser alvo de um processo de insolvência, mas, segundo a CNN Portugal, a informação avançada não é verdade.
Apesar das queixas nas autoridades, o website continua a funcionar.
Ao que parece este caso não foi o único, relata a CNN Portugal. Uma rápida pesquisa no Portal da Queixa confirma que os primeiros casos terão acontecido há vários meses. Num dos exemplos, datado de dezembro de 2022, um cliente queixa-se de uma alegada burla na compra de uma viagem para cinco casais, referindo também o nome de Bruno Florindo.
O empresário terá alegado que havia um surto de covid-19 no destino, Bahia, pelo que a viagem tinha de ser cancelada. Ainda sublinhou aos clientes que teriam direito ao reembolso da totalidade do valor pago mais 20% do dinheiro adiantado ao hotel, mas o dinheiro nunca foi devolvido.
Mais tarde os casais vieram a confirmar, junto da TAP e do hotel Vila Galé, que os seus nomes nunca estiveram referenciados para qualquer reserva de voo ou de estadia.
Nós também fomos burlados por esse senhor numa viagem á Noruega onde as minhas filhas iam participar num encontro de ginástica rítmica. Depois de muitas promessas de devolução do valor pelo sr Bruno e troca de email vamos hoje fazer queixa.