O Governo da Madeira investiu 940 mil euros na Festa da Flor 2023, que decorre entre 27 de abril e 22 de maio, estando prevista uma ocupação hoteleira de 94%, a “mais elevada de sempre”, foi anunciado esta quarta-feira.
“É o maior investimento de sempre neste cartaz”, disse o secretário regional do Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, na conferência de imprensa para apresentação do programa. O governante salientou que foi feita uma aposta na inovação para “enriquecer” o evento, que regista também a “mais elevada taxa de ocupação”.
O secretário regional lembrou que a Festa da Flor costumava ter uma duração inferior a uma semana, mas a partir do momento em que passou a prolongar-se por cerca de um mês, em 2019, tornou-se mais fácil a sua promoção no exterior.
“A ocupação [hoteleira] era muitíssimo forte nesse fim de semana [do cortejo alegórico] e ao longo de todo o programa tem vindo a crescer. Estimamos 94%, o valor mais alto dos últimos cinco anos, e tudo se conjuga para termos uma Festa da Flor com ocupação plena”, afirmou.
Entre outros aspetos, Eduardo Jesus salientou que há novidades na realização das oficinas ligadas à gastronomia, foram acrescentadas mais atuações musicais e peças de teatro, e reforçado o calendário de animação, o que “custa mais dinheiro”. “Mas estamos certos que enriquecemos a Festa da Flor”, acrescentou.
Um dos pontos altos deste programa, que se realiza desde 1979, é o desfile alegórico que conta com a participação de mais de mil figurantes, que percorre a marginal do Funchal.
Eduardo Jesus destacou ainda “a nova configuração” do tradicional ‘muro da esperança’, no Largo do Município, onde cerca de mil crianças, depois de percorrerem algumas ruas da cidade, depositam uma flor.
O secretário regional explicou que a estrutura que tem sido adotada nos anos anteriores, em escada, obrigava a que as crianças, por segurança, tivessem que ser acompanhadas por um adulto, complementando que a opção este ano foi estender o muro mais “ao nível do chão”, evitando que corram riscos a subir escadas.
Entre vários eventos, o programa da Festa da Flor 2023 inclui os tapetes florais, o mercadinho das flores e produtos regionais, a 68.ª exposição da flor, a exposição do Bordado Madeira e artesanato da região, diversas oficinas, a construção de um ‘muro da solidariedade’ por utentes de instituições e uma parada de automóveis clássicos.
Também o evento ‘Monte Imperador, que retrata a época da passagem de Carlos da Áustria pela Madeira, uma passagem de modelos, o festival de dança escolar, um espetáculo que recorda o artista madeirense Max e outro que aposta na fusão da dança com artes circenses integram também a programação da Festa da Flor.