O município de Anadia será palco da 11.ª edição do Fórum “Vê Portugal”, que decorrerá entre 2 e 4 de junho, com o tema “Turismo Interno: Estratégia Turismo 2035”. O evento juntará, pela primeira vez na sua história, todas as Entidades Regionais de Turismo (ERT).
A apresentação do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” aconteceu esta quarta-feira, dia 16 de abril, em Lisboa, com intervenções de Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Luís Pedro Martins, presidente da ERT Porto e Norte, Carla Salsinha, presidente da ERT Região de Lisboa, Pedro Beato, vice-presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, e André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve.
O evento foi apresentado por Adriana Rodrigues, diretora do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da TCP, e Sílvia Ribau, diretora do núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção.
A 11.ª edição do “Vê Portugal”, que será co-organizado pelo município de Anadia, assume-se como “o fórum das regiões” e, pela primeira vez, contará com o apoio das restantes quatro Entidades Regionais de Turismo (Porto e Norte, Região de Lisboa, Alentejo e Ribatejo e Algarve). Cada região ficará responsável pela organização de um painel do evento, incluindo a seleção dos oradores, moderadores e temáticas abordadas. O Turismo de Portugal será igualmente parceiro do fórum.
“Sendo o fórum das regiões, fomos desafiar as restantes quatro regiões de turismo nacionais para serem nossas parceiras. Cada uma delas teve esta possibilidade de escolher o tema que consideram mais pertinente em termos daquilo que é esta nossa ambição de discutir o turismo interno à luz da Estratégia 2035”, disse Adriana Rodrigues.
Destaca-se que a apresentação do “Vê Portugal” foi o primeiro dia oficial de Rui Ventura na qualidade de presidente da Turismo Centro Portugal. “Não podia começar o meu primeiro dia de melhor forma”, disse, sublinhando que o fórum “já não é um evento regional, é hoje um evento nacional”.

Reuniões B2B de volta no primeiro dia do evento
As Reuniões B2B estão de volta para a sua 4.ª edição e decorrerão no primeiro dia, 2 de junho, entre as 17h00 e as 19h00, no Museu do Vinho Bairrada. De acordo com Sílvia Ribau, esta iniciativa é “um espaço de partilha entre a oferta e a procura da região”, que irá juntar suppliers (agentes da oferta turística da sub-região de Aveiro) e buyers (operadores turísticos, agentes de viagens e DMCs), com o objetivo de incentivar negócios.
Estas reuniões têm três objetivos concretos: “incentivar o contacto e a venda de produtos regionais desta sub-região para que possam diversificar a sua oferta” e possibilitar o “cross-selling”; “potenciar a venda destes produtos através do canal profissional que são as agências de viagens”; e promover a “partilha, networking e transferência de conhecimento” entre participantes.
Centro e Norte de Portugal nas rédeas do segundo dia
Os trabalhos do Fórum “Vê Portugal” irão realizar-se no CAR – Centro de Alto Rendimento de Anadia/ Velódromo Nacional, em Sangalhos. A sessão de abertura ocorrerá no dia 3 de junho, entre as 9h30 e as 10h00, e contará com a participação de Maria Teresa Belém, presidente da Câmara Municipal de Anadia, Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.
Segue-se o primeiro painel de discussão, apoiado pela ERT do Porto e Norte de Portugal e moderado pelo presidente da entidade, Luís Pedro Martins. O tema escolhido pela região é “Enoturismo: como um ativo incontornável do turismo interno”, que será debatido por Dora Simões, presidente da Comissão Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, António Filipe, presidente da Associação das Empresas do Vinho do Porto, João Marinho Falcão, diretor da Vinitur, e Lúcia Gonçalves, jornalista da SIC.
Segundo Luís Pedro Martins, a escolha do enoturismo como a temática do painel deve-se ao facto de ser “um produto cada vez mais forte” e “uma das grandes tendências do país”. Além disto, pretende “desmistificar algumas falsas notícias que vão surgindo de que o enoturismo não estava organizado e não se fazia nada”.
O segundo painel ficará a cargo do Turismo do Centro, que selecionou a temática “Produtos, mercados e estratégia: caminhos para a internacionalização”. Das 12h00 às 13h30, o tema será debatido por Jorge Sampaio, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal (ARPTC), Rosa Santos, diretora regional do Turismo dos Açores, Lídia Monteiro, administradora do Turismo de Portugal, e Paulo Rios de Oliveira, administrador executivo da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), com a moderação de Rui Ventura, presidente da ERT do Centro de Portugal.
“A interligação entre aquilo que é o mercado interno e o mercado externo é cada vez mais essencial, porque os destinos são únicos e não faz sentido trabalharmos de forma separada, com linguagens e narrativas diferentes”, explicou Jorge Sampaio sobre o tema de discussão.
A tarde de dia 3, entre as 15h00 e as 17h00, está reservada para a iniciativa “Conhecer para promover Anadia”, que consiste num conjunto de atividades disponíveis para os congressistas, com o objetivo de explorar o município. Entre as opções estão visitas ao Museu do Vinho Bairrada, Museu das 2 Rodas, Aliança Underground Museum, Quinta do Encontro, Quinta dos Abibes, Caves São João e Caves Solar de São Domingos.
O segundo dia do evento terminará com o jantar oficial do “Vê Portugal”, no Aliança Underground Museum, em Anadia. Ao longo da noite, serão entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituídos pela Turismo Centro de Portugal, e os Prémios de Teses Académicas, que incidem sobre o Centro de Portugal.
Natureza e mercado nacional em debate no último dia
O último dia, 4 de junho, arrancará com o painel “Turismo de natureza na Região de Lisboa”, organizado pela Turismo da Região de Lisboa. Com a moderação de Carla Salsinha, presidente desta entidade, o debate contará com os insights de Carlos Pais, presidente da Direção da Tapada Nacional de Mafra, Rui Rosado, presidente da Marinha do Tejo, e Sandra Paiva, coordenadora do Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA).
O turismo de natureza é “o maior desafio da Região de Lisboa” e é por esta razão que é o tema selecionado pela ERT, indicou Carla Salsinha.“Quando olham para nós, veem Lisboa como uma cidade cosmopolita – Cascais, Oeiras, Sintra –, mas somos muito mais além disso”.
Entre as 11h30 e as 13h00, terá lugar o painel da responsabilidade da Turismo do Alentejo e Ribatejo, com o tema “A paisagem – o ativo turístico do Alentejo”. José Santos moderará a discussão, que será debatida por Álvaro Azedo, presidente da Câmara Municipal de Moura, Ana Barbosa, da Turaventur – Aventura e Turismo, Nelson Raimundo, gestor hoteleiro, e Mónica McGrill, diretora da Casas Brancas.
“Costumamos dizer que a paisagem é a grande força e o grande ativo que a região tem, e por isso temos de estar atentos a ela. Para abrir um pouco o leque, um dos temas que vamos falar tem a ver com as florestas de vidro, com os painéis solares, com os projetos que o Alentejo tem em cima da mesa”, comentou sobre a temática Pedro Beato, vice-presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo.
À tarde, das 15h00 às 16h00, o Turismo do Algarve organizará o terceiro painel sobre “Importância do mercado interno na atividade turística nacional”. Moderado por André Gomes, presidente desta ERT, o painel será composto por Emanuel Freitas, diretor geral da AP Hotels & Resorts, Ana Jacinto, secretária geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Raquel Oliveira, vice-presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), e Álvaro Covões, diretor da Everything is New.
“Em alturas em que discutimos tanto aquilo que é a promoção externa, o peso e o crescimento dos mercados internacionais, as ligações aéreas e as conectividades dos aeroportos, muitas vezes esquecemo-nos daquilo que é a importância do mercado nacional, inclusivamente no Algarve, onde continua a representar o primeiro mercado, tanto a nível de hóspedes como a nível de dormidas”, sublinhou André Gomes.
O painel final, que apresentará as conclusões do “Vê Portugal”, reunirá todos os presidentes das Entidades Regionais de Turismo e será moderado por Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.
Por fim, a sessão de encerramento realizar-se-á entre as 17h30 e as 18h30, com intervenções de Maria Teresa Belém, presidente da Câmara Municipal de Anadia, Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, Francisco Calheiros, presidente da Confederação Turismo de Portugal (CTP), e Luís Montenegro, primeiro-ministro.
As inscrições para o Fórum “Vê Portugal” já estão disponíveis e podem ser feitas aqui.