Até outubro de 2024, a GEA registou um crescimento de 7,2% em termos de produção, acompanhado de um aumento na rentabilidade das suas agências. Este progresso é resultado de uma estratégia focada na criação de parcerias estratégicas e no incremento da colaboração com as companhias aéreas, anunciaram os administradores do grupo de gestão de agências de viagens, Carlos Baptista e Pedro Gordon.
Em conferência de imprensa à margem da 20ª Convenção da GEA, que decorre em Tróia até sábado, dia 30 de novembro, os responsáveis apresentaram um panorama otimista do desempenho e das iniciativas do grupo de gestão, destacando o crescimento, a rentabilidade e as inovações que marcam o ano de 2024.
Comparativamente a 2022, ano em que a GEA contava com 7 contratos com companhias aéreas, o número aumentou para 16 em 2024, resultando “numa rentabilidade 300% superior para as agências em comparação com 2022”. Além disso, a rentabilidade proveniente de parcerias de tour operação registou um crescimento de cerca de 10%.
O ano de 2023 foi caracterizado como um “ano de projeto” por Carlos Baptista, período em que a GEA concentrou esforços no fortalecimento do ecossistema da rede, desenvolvendo ferramentas que visam aumentar a comunicação e a eficiência das agências.
“O ano de 2023 foi muito focado em criar projeto, para lançar os próximos 20 anos. Neste momento, já temos um reflexo efetivo do trabalho que fizemos ao longo de 2023 e sentimos que, em 2024, recuperámos o tempo e já estamos a lançar uma nova dinâmica em termos de rede”, afirmou Carlos Baptista.
Para 2025, o administrador diz querer lançar “uma nova fase daquilo que acreditamos que são os grupos de gestão”.
Voltando aos resultados, “em 2023, só em rentabilidade de parceiros de tour operação e aéreo, excluindo segmentos e outras remunerações”, a GEA está “muito próxima dos 2 milhões de retorno às agências”, com “um crescimento de mais de 100% em relação ao 2022”. “Em 2024, apesar dos números ainda não estarem fechados, já temos um incremento importante de parcerias MundoGEA e tour operação e um incremento importante no número de parceiros de aviação, que nos leva a crer que podemos ter um incremento de rentabilidade importante, reflexo do trabalho desenvolvido ao longo de 2023 e 2024”, acrescentou Carlos Baptista.
“em 2023, só em rentabilidade de parceiros de tour operação e aéreo, excluindo segmentos e outras remunerações”, a GEA está “muito próxima dos 2 milhões de retorno às agências”, com “um crescimento de mais de 100% em relação ao 2022”
A GEA conta, atualmente, com mais de 65 parcerias, com contratos assinados, sendo 16 deles no âmbito do MundiGEA, um número que representa um aumento de dois contratos em relação ao ano anterior.
Em termos de crescimento de vendas, os cruzeiros destacam-se como um dos setores de maior crescimento. “Os cruzeiros tiveram uma retoma de negócio mais tardia, mas, quando comparamos com os valores de 2023, já superaram amplamente os valores pré-epidemia. Portanto, é um setor que está a crescer de forma generalizada”, afirmou Carlos Baptista. Este crescimento foi superior a dois dígitos, consolidando os cruzeiros como uma das áreas mais dinâmicas do setor.
Outro segmento de crescimento notável foi o das centrais de reservas, que continuam a mostrar um volume de negócios muito significativo, com um crescimento orgânico superior a dois dígitos. “As centrais de reservas estão a crescer, especialmente na área de voo + hotel, refletindo um aumento da procura e um comportamento positivo do mercado”, destacou o administrador.
No entanto, a GEA também observou que, apesar do crescimento, 2024 foi um ano desafiador em termos de vendas. Carlos Baptista mencionou a realização de campanhas de pré-venda, como a Black Friday, que se tornaram um hábito e contribuíram para uma base de vendas superior à de anos anteriores. Por outro lado, destacou um fenómeno menos comum nos últimos anos: o aumento das vendas de última hora, o que revela dificuldades no escoamento do produto.
“Seria ótimo se todos tivéssemos uma bola de cristal para ajustar a oferta à procura. O excesso de oferta demonstrado pelo last minute deve servir de alerta para um possível ajuste na dimensão do produto colocado no mercado”, afirmou Carlos Baptista. Apesar dos desafios, o administrador sublinhou que, comparado com anos anteriores, o mercado cresceu, o que demonstra que, mesmo com um rendimento disponível menor, os consumidores continuam a priorizar as viagens.
“Seria ótimo se todos tivéssemos uma bola de cristal para ajustar a oferta à procura. O excesso de oferta demonstrado pelo last minute deve servir de alerta para um possível ajuste na dimensão do produto colocado no mercado”
Mais de 90 novas agências
Carlos Baptista reforçou o compromisso da GEA em criar uma nova fase de desenvolvimento para 2025, que inclui uma redefinição da atuação da rede de grupos de gestão. O administrador sublinhou que 2024 se destacou igualmente pela entrada de novas agências, tendo superado a marca de 90 novas adesões, elevando o total para mais de 580 agências e 476 associados, com expectativas de alcançar as 600 agências até o final do ano.
“Estamos ativos no mercado, houve um processo de consolidação em 2023, neste momento há um processo de interesse na GEA”, afirmou Carlos Baptista.
“Sentimos que, em muitos dos projetos que temos, continuamos a liderar na inovação e no lançamento de novas plataformas e na linha de atuação enquanto grupo de gestão. Alguns projetos que lançámos nos últimos tempos estão a ser criados por outros e isso não é algo que nos deixa chateados, pelo contrário, deixa-nos felizes porque é sinal que estamos a liderar o processo de inovação, de criação de valor dentro do mercado e para as agências de viagens”, concluiu Carlos Baptista.
Alguns projetos que lançámos nos últimos tempos estão a ser criados por outros e isso não é algo que nos deixa chateados, pelo contrário, deixa-nos felizes porque é sinal que estamos a liderar o processo de inovação, de criação de valor dentro do mercado e para as agências de viagens”
Formação e novas ferramentas
A formação das agências a capacitação dos profissionais tem sido um das apostas do grupo de gestão. Desde o lançamento do projeto estratégico de formação, há um ano e meio, foram realizadas 20 ações de formação em 2024, totalizando 89 horas de formação, com a participação de quase 500 formandos. De acordo com Carlos Baptista, projeto de formação continuará a crescer, com mais “músculo” e iniciativas estratégicas previstas para o futuro.
Carlos Baptista referiu que o setor tem enfrentado uma escassez de recursos humanos e ainda não conseguiu recuperar completamente, apontando que a profissão, muitas vezes, não é “sexy” para recém-licenciados e que o conteúdo nas universidades nem sempre está alinhado com as necessidades do mercado. Para colmatar estas lacunas, a GEA estabeleceu uma parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e Turismo de Portugal, para criar uma agência interna que utiliza as ferramentas e o ecossistema da GEA. O objetivo é preparar melhor os futuros profissionais para a incorporação nas agências associadas. Carlos Baptista expressou o desejo de alargar este projeto a outras instituições, destacando que o investimento direto e indireto em formação tem sido “avultado”, com o apoio de uma consultora, a B-Training.
No campo da inovação, a GEA está a desenvolver um agente de Inteligência Artificial que visa compilar e facilitar o acesso à informação pelas agências de viagens. Este projeto, previsto para ser lançado em fevereiro, tem como objetivo otimizar a eficiência das agências na entrega de informações aos seus clientes. “Estamos a ajudar as agências a serem mais eficientes na entrega de informação aos seus clientes”, afirmou Carlos Baptista.
Além disso, a GEA está a criar novos serviços agregados, como os cartões eSIMs, que poderão ser revendidos pelas agências, proporcionando novas fontes de rendimento. O grupo também apresentou inovações nas parcerias na área de pagamentos, incluindo cartões de crédito com cashback para as agências e soluções que simplificam processos de compra em moeda estrangeira, “um recurso essencial para a produção de pacotes turísticos próprios”.
Entre as inovações lançadas, destacam-se a GEA TVs, com mais de 300 televisões instaladas, e mais de 120 websites de marca branca. Estas plataformas foram criadas para proporcionar às agências uma maior autonomia na comunicação com os clientes, permitindo a criação de newsletters, posts e stories para redes sociais, além de materiais de marketing em PDF para exposição nas lojas.
“Continuamos a desenvolver uma estratégia de comunicação às agências e estamos a lançar várias ferramentas para sustentar um plano mais efetivo. Lançámos três projetos, sendo que o terceiro foi finalizado agora, de maneira a ajudar as agências a terem um maior nível de comunicação. A GEA TVs, que tem mais de 300 televisões implementadas na rede GEA. Os websites de marca branca, que temos mais de 120 websites, foi um projeto lançado a meio deste ano, já temos mais de 120 websites implementados em agências GEA e agora, nesta convenção, lançamos uma nova dinâmica de comunicação, que é uma extensão de todo o produto que nós carregamos nos websites, permitindo que as agências façam as suas próprias newsletters, criem posts ou stories para Facebook e Instagram e imprimir PDFs de montra para colocar nas suas lojas”, detalhou Carlos Baptista.