O agrupamento de agências de viagens GEA apresentou, durante a sua convenção, a Plataforma TravelGEA que reúne o conteúdo dos GDS’s Amadeus e Galileu, o conteúdo dos NDC’s de grupos de aviação e ainda a oferta das low cost, permitindo às agências IATA e não IATA a emissão de reservas aéreas.
O grupo prevê iniciar no próximo mês de dezembro um conjunto de webinares com as agências de viagens associadas de forma a que estas comecem já a utilizar a plataforma.
“Já constatámos no ano passado que as companhias aéreas reservam as tarifas mais competitivas para as suas webs de venda direta e NDC’s e as agências perdem competitividade se limitam as suas emissões aos GDS’s – estar a procurar em websites e NDC’s implica uma perda de competitividade e eficiência brutal. Esta plataforma garante que, em segundos, o agente tem a melhor tarifa e pode reservar”, explica Pedro Gordon, diretor do Grupo GEA Portugal, numa entrevista conjunta ao TNews, em que também participaram o diretor comercial, Nuno Tomaz, o diretor de contratação, Paulo Mendes, e a diretora da TravelGEA, Sandra Anjos, à margem da convenção.
Segundo Sandra Anjos, a criação da nova plataforma surge depois de ano e meio em que o grupo ouviu as necessidades das agências de viagens e percebeu como estava o mercado da aviação e o que estava a alterar-se, nomeadamente as questões do NDC e do private channel da TAP. “Pensámos que o melhor era termos uma tecnologia onde investíssemos para nos tornarmos um espécie de agregador de todos estes conteúdos”, explica.Além destes conteúdos, a plataforma vai permitir a cada agência ter uma autonomia de 24horas por dia, não estando dependendo do consolidador”. Além disso, a plataforma vai ter outras funções, como cancelar reservas autonomamente: “Em alguns fornecedores vai ser possível fazer o reembolso da reserva, alguns fornecedores também permitem reemissões. Os agentes vão ser autónomos em termos de carregamento de saldos, porque a plataforma permite um saldo para utilização e vão poder pagar de vários modos referência multibanco, transferência bancária, cartão de crédito, MB Way”.
Além disto, a responsável da TravelGEA sublinha outra funcionalidade da plataforma: “Permite ter um conjunto de relatórios de gestão muito interessante, desde qual o tipo de vendas que a agência faz ou qual o destino mais procurado pela sua agência, e daí tomar as decisões mais estratégicas para o seu negócio”.
Por sua vez Paulo Mendes afirma que não se trata de “um comparador, mas se um motor de reservas, que é isso que vai dar competitividade às agências de viagens. É a ferramenta mais rápida e com mais conteúdo neste momento no mercado português”.
Em termos de ferramentas tecnológicas, as novidades não ficam por aqui. O grupo está a preparar já para janeiro o lançamento de uma ferramenta voo+hotel, como explica Paulo Mendes.
“A nível de tecnologia o que estamos a fazer é dar conteúdos de aviação através da TravelGEA e temos uma ferramenta de hotelaria, a GEA Hotéis, que faz a integração com centrais de reservas. Vamos avançar em janeiro com a ferramenta voo+hotel. Vai permitir à agência reservar o voo, a seguir o hotel, de maneira autónoma, e depois poder dar ao seu cliente a reserva de forma competitiva e rápida, que é isso que se pretende”, explica.
“Também estamos a lançar as nossas novas páginas B2C. No primeiro trimestre de 2022, as nossas agências vão ter disponíveis uma página web que vai permitir-lhes gerir conteúdos, integração de conteúdos de forma que possam promover uma montra virtual aos seus clientes”, conclui o diretor de contratação.
A 17ª convenção da GEA decorreu entre 26 e 28 de novembro, em Fátima.