Gonçalo Rebelo de Almeida, antigo administrador do grupo Vila Galé, será o novo rosto do departamento de turismo e hotelaria da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). O anúncio foi feito esta sexta-feira, dia 1, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
A nova aposta visa delinear toda a estratégia de turismo e hotelaria, com alguns dos tópicos mais relevantes para o setor. Desta forma, Gonçalo de Almeida encontra-se a desenhar uma oferta “mais chamativa”, que passa pelo planeamento de novos modelos de licenciatura, mestrado, pós-graduações e cursos de especialização mais curtos.
“Quero apostar em modelos de módulos de especialização mais curtos, entre 20 a 40 horas, e quero, sobretudo, trabalhar em conjunto com grupos, empresas e profissionais do setor”, afirma.
Questionado sobre a data de lançamento destas novidades, o responsável afirmou que, durante este ano, está previsto o lançamento de alguns cursos de especialização mais curtos.
Relativamente às licenciaturas e mestrados, Gonçalo de Almeida explicou que “é um processo mais demorado, devido aos formalismos”.
“Encaro este desafio como uma excelente oportunidade. Ao aumentar a oferta formativa no mercado, estamos a garantir o futuro do setor, a valorizar as profissões e a enriquecer a área dos recursos humanos”, diz.
Para este novo desafio, onde Gonçalo de Almeida irá participar enquanto professor, o mesmo garante que tem como objetivo “desafiar colegas de profissão para partilharem as suas experiências na área”.
Atualmente, o responsável está focado em três vertentes profissionais: académica; consultoria de gestão para unidades hoteleiras e grupos, onde atua diretamente na área do marketing e vendas, tecnologias de informação e recursos humanos; e, por último, uma vertente mais pública, como as entidades regionais e municípios, com o objetivo de dar alguma consultoria do ponto de vista de qualificação de recursos humanos, património e estratégias de promoção.
Acho uma excelente aposta e partilho das opinooes expressas pelo Ribeiro de Almeida. Como ex docente da UAL e ex docente do Departamento de Turismo da Univ Lusofona, onde tive a meu cargo a regencia da unidade curricular de Transportes Turisticos, no tempo do Dr. Licinio Cunha, desejo as maiores felicidades.