Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

SIGA-NOS:

Greve do pessoal de segurança nos aeroportos alemães vai cancelar mais de mil voos

Uma greve do pessoal de segurança está em curso, esta quinta-feira, em vários aeroportos da Alemanha e mais de mil voos podem vir a ser cancelados durante o dia, antes das negociações coletivas sobre salários.

Em Frankfurt, 310 voos foram já cancelados de um total de 1.120 descolagens e aterragens programadas podendo ser anunciados mais cancelamentos durante o dia, disse à Agência France Presse um porta-voz da Fraport, a principal operadora do aeroporto alemão.

As partidas de Frankfurt não se vão realizar, mas os passageiros com ligações podem prosseguir viagem, embora à custa de tempos de espera mais longos, acrescentou a mesma fonte.

Na quarta-feira à noite, as autoridades anunciaram que esta quinta-feira não vão ser realizadas partidas no aeroporto de Berlim-Brandenburgo.

Inicialmente, estavam previstas para esta quinta-feira cerca de 170 descolagens e aterragens, envolvendo quase 50 mil passageiros.

Outros aeroportos também cancelaram partidas devido à falta de pessoal de segurança.

No total, espera-se que pelo menos 1.100 voos venham a ser cancelados na Alemanha, de acordo com a Associação Alemã de Aeroportos (ADV).

A greve foi convocada pelo sindicato dos serviços de segurança (Verdi) em onze aeroportos.

O aeroporto de Munique, o segundo maior do país, não está incluído.

“A greve começou bem”, declarou à AFP Wolfgang Pieper, responsável pelas negociações salariais do sindicato Verdi.

A adesão dos trabalhadores atingiu os 100% no aeroporto de Colónia/Bona, acrescentou fonte sindical.

Num contexto de inflação, o sindicato exige um aumento salarial imediato de 2,80 euros por hora e bónus para os 25 mil trabalhadores do setor, reivindicações que, até agora, foram rejeitadas pela Associação Federal das Empresas de Segurança Aérea (BDLS).

A negociação coletiva vai prosseguir em Berlim no próximo dia 6 de fevereiro.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img