Domingo, Julho 14, 2024
Domingo, Julho 14, 2024

SIGA-NOS:

Guestcentric antecipa previsões hoteleiras para o inverno de 2023-2024 em Portugal

-PUB-spot_img

Após uma temporada de verão notavelmente bem-sucedida em 2023, com resultados recorde, o setor hoteleiro em Portugal volta agora os olhos para o futuro. A GuestCentric, empresa que fornece soluções de comércio eletrónico para hotéis, está a traçar cenários para a hotelaria, ajudando os profissionais do setor a definir estratégias eficazes para o próximo inverno.

A crescente preocupação com a inflação, que se revelou persistente, levanta uma questão importante: como se comportarão os preços na hotelaria em 2024? Com base em dados dos Estados Unidos, onde o Preço Médio Diário dos hotéis foi inferior em 2023 do que em 2022, a atenção agora volta-se para a Europa. Será que os hoteleiros europeus enfrentarão uma situação semelhante em 2024?

Os bons resultados do verão 2023 para os hotéis portugueses

O verão de 2023 foi um período movimentado para a hotelaria em Portugal. Apenas no mês de maio, o país recebeu um recorde de 1,7 milhões de visitantes estrangeiros, de acordo com a Reuters. Nos primeiros cinco meses de 2023, registaram-se 6,4 milhões de visitantes internacionais, um aumento de 12% em comparação com o mesmo período de 2019.

Os dados do portfólio da Small Portuguese Hotels (SPH), uma marca da Guestcentric que representa mais de 140 unidades de alojamento, mostram um aumento significativo na procura por parte de turistas nacionais em relação a 2019. Por outro lado, os preços na hotelaria dispararam, com um crescimento de 10% nas estadias de turistas internacionais e um aumento de 8% para os hóspedes portugueses em comparação com 2022. As reservas diretas com os hotéis também se consolidaram como o canal preferencial, representando 67% da receita para hóspedes portugueses e 45% para estadias de turistas estrangeiros, “à custa das reservas através da Booking.com”, segundo o relatório.

Apesar das preocupações iniciais dos consumidores sobre a economia, a crescente procura observada no verão de 2023 sugere um padrão semelhante para 2024. Os dados da GuestCentric mostram que o volume de dormidas vendidas em agosto de 2023 estava 12% acima dos níveis de 2022, e as dormidas de setembro de 2023 estão atualmente 10% acima de setembro de 2022.

Expectativas para a hotelaria no inverno 2023-2024

As expectativas para a hotelaria no inverno de 2023-2024 são positivas, com dados preliminares de mercado a indicar um aumento na procura para os meses restantes de 2023 em comparação com 2022. As reservas para outubro de 2023 estão a acelerar e já atingiram 75% dos níveis de 2022.

Além disso, as reservas para novembro de 2023 indicam uma melhoria significativa, sendo efetuadas cerca de um mês antes do que em 2022. Embora seja cedo para previsões detalhadas, a performance de dezembro já está a superar a de 2022, encontrando-se duas a três semanas à frente em termos de resultados.

Em relação aos preços dos hotéis em 2024, espera-se um aumento de cerca de 5%, seguindo a taxa de inflação. Enquanto os preços dos hotéis europeus se mantêm cerca de 13% dos valores de 2022, nos Estados Unidos houve uma diminuição de 6% nos preços até à data em 2023, indicando uma adaptação mais rápida à evolução da taxa de inflação.

A questão que permanece é se a Europa seguirá a tendência de aumento de preços em 2024. De acordo com um relatório de setembro de 2023 do The Hotelier PULSE, da GuestCentric, a maioria dos hoteleiros inquiridos, tanto na Europa como nos EUA, prevê que os preços médios diários continuem a aumentar no próximo ano. No entanto, persiste a incerteza sobre se os hotéis conseguirão compensar o aumento dos custos operacionais, mesmo praticando preços mais elevados.

Com base nos dados de mercado disponíveis para os meses restantes de 2023, recomenda-se que os hotéis preparem três cenários possíveis para 2024: continuação do sucesso de 2023; crescimento moderado de cerca de 5% (ajustado à inflação); e crescimento forte de 10%. Embora os sinais atuais do mercado apontem para um ano de 2023 muito positivo e um começo promissor para 2024, fatores como o aumento dos custos operacionais e a inflação podem afetar os planos de negócios. “Os três cenários mencionados podem ajudar os hotéis a direcionar estratégias eficazes para 2024”, sublinha a GuestCentric.

Como navegar o inverno 2023-2024

À medida que os hotéis navegam o inverno de 2023-2024, “a rentabilidade do negócio deve tornar-se uma prioridade, dada a conjuntura económica atual de aumento dos custos operacionais”, frisa o relatório. Além disso, a GuestCentric salienta que “a otimização do canal de vendas diretas deve ser uma das principais estratégias dos hotéis para 2024”, permitindo reduzir os custos de distribuição de terceiros.

A GuestCentric apresenta um conjunto de boas práticas que melhoram a competitividade dos hotéis neste ambiente desafiante e dinâmico. Estas incluem a melhoria da performance do Canal de Venda Direta, encorajando os hóspedes a reservarem diretamente no website do hotel ou com a equipa de reservas, reduzindo assim os custos das comissões pagas a terceiros e captando uma maior fatia da receita total da reserva. Além disso, a GuestCentric recomenda a minimização dos Custos de Distribuição através de uma análise detalhada dos custos associados aos diferentes canais de distribuição, incluindo Online Travel Agencies (OTAs), centrais de reservas e operadores turísticos. O aumento contínuo dos custos operacionais também é uma preocupação, e a GuestCentric aconselha uma abordagem proativa e holística para reduzir custos em várias áreas operacionais, incluindo compras, eficiência energética e investimento em automação e tecnologia para melhorar a experiência do hóspede. Por último, a análise de dados desempenha um papel crucial na redução dos custos de distribuição dos hotéis, permitindo o estudo de padrões de reserva, preferências dos hóspedes e tendências de mercado para afinar as estratégias de pricing e distribuição.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img