Terça-feira, Dezembro 6, 2022
Terça-feira, Dezembro 6, 2022

SIGA-NOS:

Há um otimismo moderado na Confederação Europeia das Agências de Viagens se “a situação se mantiver”

“Temos boas razões para ser moderadamente positivos neste verão, se a situação continuar como está agora”, afirmou o presidente da Confederação Europeia das Associações de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA ), Pawel Niewiadomski.

A confederação realizou a sua reunião semestral na passada quinta e sexta-feira, dia 1 e 2 de julho, na Croácia, o destino preferido para 2020-2021. O encontro decorreu no dia em que o Certificado Digital Covid-19 europeu entrou em vigor. “A comunidade de agentes de viagens e operadores turísticos da Europa está reunida em Zagreb para dois dias de debate sobre como a retoma segura das viagens no verão de 2021 pode ser o início de uma recuperação de longo prazo para o setor de viagens e turismo”, informou a confederação em comunicado.

A ECTAA destaca que as empresas de viagens e os destinos têm feito “imensos” esforços para garantir que os turistas possam viajar com segurança e desfrutar de suas férias.

“Organizar viagens seguras sempre foi uma prioridade para nosso setor”, disse Pawel Niewiadomski, presidente da ECTAA. “Isso é ainda mais importante hoje, mas as agências de viagens estão mais do que prontas. Ao reunir em Zagreb, a comunidade de agentes de viagens e operadores turísticos europeus está a enviar uma mensagem: viajar é seguro, pois as conhecidas medidas de saúde e segurança estão em vigor e implementadas. ”

Na sessão de quinta-feira, Lyublena Dimova , da European Travel Commission ( ETC ), divulgou a recente pesquisa sobre o sentimento do consumidor europeu realizada em maio. “O sentimento de viagens nos mercados de origem europeus está a disparar, conforme as vacinas são lançadas e o Certificado Digital Covid-19 é introduzido, dando o impulso necessário para que os viajantes tenham confiança para viajar. De acordo com o inquérito ao consumidor, 70% dos inquiridos pretende viajar nos próximos 6 meses, dos quais 51% dentro da Europa.

A reunião da ECTAA também deu sinais positivos no setor do transporte aéreo. Enquanto o tráfego de passageiros nos aeroportos ainda está longe dos números de 2019, Olivier Jankovec , CEO do A irport Council International Europe , observou um aumento constante no número de rotas aéreas oferecidas pelos aeroportos europeus, indicando “uma melhoria na conectividade aérea “.

A projeção para o tráfego aéreo de passageiros para 2021 permanece em queda de 64% em relação a 2019, mas o tráfego deve seguir trajetória ascendente, passando da queda de 83% registrada em fevereiro para 48% esperada para dezembro.

Paralelamente, a ECTAA lembra que os agentes de viagens e os operadores turísticos também têm registado um maior número de reservas nos últimos meses , embora admita que “a incerteza quanto às restrições à mobilidade continua a ser um obstáculo às viagens”.

No entanto, ele destaca que “os consumidores estão voltando às agências de viagens , pois valorizam os conselhos e a assistência que oferecem no planejamento de suas viagens”.

Como síntese dessas tendências, o presidente da ECTAA enviou uma mensagem otimista, com nuances. “Temos boas razões para ser moderadamente positivos neste verão, se a situação continuar como está”, disse ele.

Ao mesmo tempo, ele aproveitou a oportunidade para apelar às autoridades. “Instamos veementemente os governos europeus a seguirem as recomendações sobre a coordenação de restrições a viagens e a implementar efetivamente o certificado COVID para facilitar as viagens neste verão”, concluiu.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img