Saber como o seu negócio se posiciona em relação à concorrência em vários parâmetros é fundamental para uma gestão correta e eficaz. No caso de ter uma unidade de turismo rural, mais do que saber qual a pontuação que o cliente atribui à limpeza e ao conforto do seu alojamento, gostaria de saber se essa pontuação está em linha com os seus principais competidores, ou seja, está acima ou mesmo abaixo da concorrência?
Os associados das Heranças do Alentejo, a associação de turismo rural do Alentejo criada em 2002, podem ter acesso a esta informação através do Observatório de Qualidade, uma das ferramentas do site Live Alentejo.
Ao entrarem na área privada do Live Alentejo, os aderentes vão encontrar uma ferramenta de benchmarking, desenvolvida pela Viatecla, que permite avaliar vários parâmetros da unidade (limpeza, conforto, localização, preço/qualidade, comodidades, funcionários) e, face a essa avaliação, qual a posição que ocupa perante as unidades de turismo rural do Alentejo. Com base nas reviews da Booking.com (brevemente serão adicionados outros parâmetros), os aderentes conseguem ver um histórico de todas as medições que foram feitas ao longo do tempo e, assim, observarem a variação que a sua unidade registou em relação ao último trimestre, semestre, um ano ou dois anos.
“A nossa convicção é que este é um instrumento de gestão extremamente importante, porque as unidades não só conseguem monitorizar o seu progresso individualmente, como conseguem fazer benchmark com o mercado e com os vários congéneres noutras localidades, métrica a métrica e ao longo do tempo”, refere Pedro Seabra, CEO da Viatecla.
Além deste observatório, a área privada o site Live Alentejo permite que os aderentes tenham ao seu dispor um conjunto de informações úteis para o desenvolvimento da sua atividade, tais como notícias, uma agenda e templates de documentos que sejam necessários para a sua operação do dia-a-dia
Este projeto foi lançado em fase piloto em dezembro de 2020, estando completamente operacional desde janeiro de 2021. A Viatecla, conhecida no mercado português pela sua solução KeyforTravel, tem estado a trabalhar em soluções na área do Smart destination para oferecer um conjunto de ferramentas que permitam a gestão de destinos de forma inteligente, articulada, em rede e em colaboração.
Heranças do Alentejo, do alojamento às experiências
Quando em 2002, as Heranças do Alentejo nasceram pela mão de três amigos proprietários de três unidades de turismo em espaço rural, este tipo de alojamento estava ainda a dar os primeiros passos no país e, pouco ou nada, se falava do tema. Passados quase 20 anos, e como um total de 63 associados, as Heranças do Alentejo são, atualmente, mais do que uma associação de alojamento. Trata-se de uma rede de oferta que reúne 51 unidades de alojamento, 12 parceiros de experiências (atividades de animação turística, enoturismo e restaurantes) e 11 percursos pedestres, cobrindo toda a região do Alentejo.
A associação tem como objectivo a divulgação, promoção e apoio à comercialização dos associados, através do site, das redes sociais, de campanhas de marketing online e de ações com operadores estrangeiros.
Tem desenvolvido, nos últimos anos, projetos apoiados pelo Portugal 2020, entre eles o plano “Internacionalização do Turismo Rural alentejano”, e, mais recentemente, o projeto “Capacitação e Internacionalização do Turismo no Mundo Rural”, através do qual desenvolveu a plataforma Live Alentejo, que reúne, por um lado, toda a oferta da rede para o consumidor final e, na área privada, ferramentas e informações para apoio à gestão dos aderentes.
A associação é presidida por Francisco Zambujinho, um dos sócios fundadores das Heranças do Alentejo.