A Highgate vai investir 51,5 milhões de euros no reposicionamento das unidades em Portugal até abril de 2025. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 19, pelo CEO da Highgate Portugal, Alexandre Solleiro, numa conferência de imprensa onde também foram apresentados os resultados da operação em 2023.
A Highgate Portugal iniciou sua operação no final de dezembro de 2022 com um portfólio de 18 hotéis distribuídos pelo Algarve, Lisboa, Porto e várias outras regiões em Portugal. O portfólio inclui hotéis que operam com as marcas dos grupos Hilton e IHG, bem como vários hotéis independentes, como o Cascade Wellness Resort, e os hotéis do Grupo NAU Hotels & Resorts, como o NAU Salgados Palace e o NAU São Rafael Atlântico.
Alexandre Solleiro, CEO da Highgate Portugal, faz um balanço positivo do primeiro ano de operação, revelando mudanças comerciais que permitiram melhorar os resultados.
Em 2023, a Highgate Portugal registou um crescimento de receitas no valor de 15%, “um pouco acima da média do Algarve”, ressalva Alexandre Solleiro. Por sua vez, a ocupação cresceu 7% para os 65%, um valor que tem em conta cinco hotéis fechados durante quatro meses. Também o preço médio subiu 8%.
Para estes resultados, contribuíram as melhorias introduzidas a nível de revenue management, aponta o gestor, mas também uma aposta na área de F&B.
“Desde o início, fizemos um trabalho em duas vertentes: implementar, de imediato, toda a metodologia de revenue management da Highgate para maximizar os resultados dos hotéis; e em paralelo, reprogramar o posicionamento e investimento nos hotéis, são ativos muito bons, mas tendo em conta o seu passado, necessitavam de investimento para se reposicionarem”.
Quanto ao primeiro aspeto, a melhoria dos sistemas de revenue management, Solleiro deu o exemplo de “uma atuação muito rápida” ao nível da “instalação dos programas de revenue management” e a reformulação dos websites. “Resultou logo, em 2023, numa subida nas reservas através do canal direto de 18% para 29% no final do ano, trouxemos muitos mais clientes diretos”, realça.
Renovação e reposicionamento dos hotéis
A renovação e o reposicionamento dos hotéis são uma das grandes apostas da Highgate. Começou já em 2023, com o investimento de 2,5 milhões de euros nas primeiras melhorias dos hotéis, mas vai consolidar-se em 2024 com o investimento de 51,5 milhões de euros até abril do próximo ano. Com este investimento, o grupo estima levar “o seu portfólio de hotéis para outro nível” e aumentar ainda mais as reservas diretas. Tal como anunciado em entrevista ao TNews, em agosto de 2023, as três unidades dos Salgados [NAU Salgados Palace, NAU Salgados Palm Village e NAU Salgados Dunas Suites] e o NAU São Rafael Atlântico vão ser alvo de um rebranding. Através de um contrato de franchising com a Kimpton Hotels & Restaurants, o Nau São Rafael Atlântico vai passar a Kimpton Algarve São Rafael Atlântico, em 2025. Para já, o hotel vai reabrir a 1 de março, com a renovação das áreas públicas e restaurantes e, posteriormente, com a renovação do spa.
Quanto às três unidades dos Salgados [NAU Salgados Palace, NAU Salgados Palm Village e NAU Salgados Dunas Suites], Alexandre Solleiro confirma que já decidiram as três marcas que vão integrar os hotéis, mas não revela quais, porque os contratos de franchising não estão ainda assinados, prevendo-se a sua assinatura nos próximos dois meses. Certo é que os hotéis vão entrar em remodelação em novembro de 2024, para reabrirem em 2025 já com as novas marcas.
“O NAU Palácio do Governador vai iniciar obras de remodelação dentro de três semanas”, com um projeto de renovação da arquiteta Nini Andrade Silva, responsável pela decoração original do hotel
No portfólio da marca NAU, há outra novidade: o NAU Palácio do Governador vai iniciar obras de remodelação dentro de três semanas, com um projeto de renovação da arquiteta Nini Andrade Silva, responsável pela decoração original do hotel. Primeiro serão intervencionados os quartos e corredores, e, no final de abril, arrancam as obras nas zonas públicas. O hotel igualmente terá novos pontos conceitos de restaurante e bar. Por sua vez, Alexandre Solleiro confirma o que já tinha avançado em agosto de 2023: o hotel vai ter a associação a uma soft brand, embora não revele qual. O gestor confirma igualmente que o hotel deixará de ostentar a marca NAU. Questionado quanto ao futuro da marca NAU, que com esta restauração de marcas perde cinco hotéis, o responsável reafirma que a marca não vai deixar de existir e abre a possibilidade a que outros hotéis do grupo venham no futuro a ter a marca NAU.

Em curso está também a renovação de outra unidade do portfólio, o Sesimbra Hotel & Spa. Com um investimento previsto de um milhão de euros, a remodelação inclui as áreas públicas, restaurantes, quartos e corredores. O hotel vai passar a designar-se Sesimbra Ocean Front Hotel e subir a classificação para 5 estrelas, oferecendo novos conceitos de restauração. De acordo com Alexandre Solleiro, a renovação dos hotéis será acompanhada por uma nova visão para os conceitos de F&B e Spas em todas as unidades, e não só nas acima referidas. Para impulsionar a reformulação e o crescimento destas áreas, a Highgate criou uma equipa liderada por três elementos: um responsável pelo desenvolvimento de F&B, cujo nome será anunciado em breve; Bruno Rocha, Head of Culinary Operations and Development, e André Cavalheiro, Head of Mixology.
“Acreditamos que tanto o F&B como os spas são, sem dúvida, um grande contributo para os resultados”, afirma Alexandre Solleiro para justificar esta aposta.
Para a área de SPA, foi contratado João Freitas, Head of Spa Operations and Development da Highgate, que irá liderar toda a reconversão dos spas. “Temos muitos spas e em vários hotéis, e queremos desenvolvê-los, com um conceito Wellness 360. Já está aprovada a primeira reconversão, o SPA NAU Salgados Dunas Suites”, avança.
“a renovação dos hotéis será acompanhada por uma nova visão para os conceitos de F&B e Spas em todas as unidades”
Aposta nos Recursos Humanos
Ao longo de 2023, a Highgate Portugal levou a cabo uma aposta forte nos Recursos Humanos, sublinhou Alexandre Solleiro. “A Highgate tem uma cultura muito forte de recursos humanos” e uma das primeiras coisas que fizemos foi transmitir essa cultura. O grupo investiu 500 mil euros na melhoria das instalações usadas pelas equipas, tais como vestiários e refeitórios, e na aquisição de equipamento essencial para as pessoas desempenharem o seu trabalho, revela o responsável. Uma das mensagens da Highgate para os colaboradores é “Make your mark“, que se traduz em dar a “autonomia necessária para deixarem a sua marca no momento certo para os clientes”. Para melhorar as condições de trabalho e atrair talentos, a Highgate recorre a várias estratégias como o “desenvolvimento de programas de formação e recrutamento”. Em 2023, uma das iniciativas levadas a cabo foi o programa EcoWheels, que consiste na disponibilização de bicicletas para os colaboradores se deslocarem para o trabalho ou incentivos financeiros a colaboradores que têm carro para partilharem o carro com os colegas. O grupo está agora atento à questão do alojamento para os trabalhadores, avançando que está a desenvolver um programa para responder a esse desafio. Ainda no balanço de 2023, Alexandre Solleiro destaca outro pilar da Highgate, relacionado às questões ambientais e sociais, garantindo que esta é uma das apostas para continuar. Na gestão da água e da energia, o responsável referiu, como exemplos, a colocação de painéis solares em seis hotéis no Algarve, o que vai permitir a redução de consumo de energia da rede em cerca de 25%. Já quanto à gestão do consumo de água e à sua reutilização, deu o exemplo do campo de Golfe dos Salgados. “É 100% sustentável, não precisa de água da rede, usamos água do tratamento dos esgotos, estamos a estudar como estendemos isto a outras unidades”.
Perspetivas para 2024
Embora não estime o mesmo nível de crescimento de 2023, Alexandre Solleiro acredita que 2024 se irá traduzir em números interessantes para a Highgate Portugal, ainda à boleia das mudanças que o grupo introduziu ao nível do revenue management e vendas. O administrador confirma que continuam “ativamente” à procura de oportunidades de negócio e adianta que irá ser lançado na próxima semana o “recrutamento de uma pessoa para Development”. Realça ainda que o crescimento tem sido tipicamente feito “através de unidades já existentes” e que à Highgate interessam sobretudo os destinos “portugueses pouco sazonais e já consolidados”, como o Grande Porto, Lisboa e Madeira.”