Quinta-feira, Novembro 13, 2025
Quinta-feira, Novembro 13, 2025

SIGA-NOS:

HK Express é a companhia aérea low-cost mais segura do mundo, segundo a AirAdvisor

-PUB-spot_img

A HK Express foi considerada a companhia aérea low-cost mais segura do mundo em 2025, segundo o Global Airline Safety Rankings da AirAdvisor. Na segunda e terceira posições ficaram a Jetstar e a Scoot, respetivamente.

O novo relatório da AirAdvisor analisou dados de mais de 300 operadoras, identificando os melhores desempenhos em matéria de segurança. Apenas 20 operadoras constam na lista final. O grupo australiano Jetstar ocupa a segunda posição, seguido pela Scoot, de Singapura, e pela flydubai, dos Emirados Árabes Unidos.

No relatório, as companhias AirAsia, IndiGo e Zipair também apresentaram um bom desempenho, fruto dos seus “elevados padrões de conformidade regulatória” e dos “modelos operacionais eficientes”. A easyJet ficou na sexta posição, com uma pontuação ligeiramente inferior, sobretudo devido à “idade da sua frota” e à “complexidade das suas operações”.

Situação semelhante verificou-se com a Ryanair, a Frontier Airlines e a Wizz Air, que ocuparam as 12.ª, 13.ª e 14.ª posições, respetivamente. Já a Jet2.com e a Eurowings encerram a lista nas últimas posições do ranking.

O fundador e CEO da AirAdvisor, Anton Radchenko, explica que o ranking resulta de uma análise abrangente e comprovada de mais de 300 companhias aéreas. Entre os critérios considerados estiveram o histórico de segurança e de fatalidades, a certificação e o desempenho em auditorias, os sistemas de segurança operacional, a idade e manutenção da frota, a qualificação e formação dos pilotos, a cultura organizacional centrada na segurança e a estabilidade financeira e operacional das empresas.

Radchenko sublinha que as 20 companhias aéreas mais bem classificadas destacam-se não apenas por manterem registos de segurança impecáveis, mas também por liderarem ativamente o setor em termos de cultura de segurança, formação contínua e investimento estratégico. Para o CEO da AirAdvisor, ainda perdura o mito de que companhias low-cost oferecem menor segurança: “Isso simplesmente não é verdade. Muitas transportadoras de baixo custo operam aeronaves mais recentes, voam em rotas menos complexas e levam a segurança tão a sério quanto as companhias aéreas tradicionais.”

As 20 companhias aéreas low-cost mais seguras do mundo em 2025:

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img