Os hotéis do Algarve registaram uma taxa de ocupação média por quarto de 51,9% em março, uma descida de 1,8 pontos percentuais (p.p.) face ao mesmo período de 2024, anunciou a AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.
De acordo com os dados provisórios avançados pela AHETA, verificou-se uma descida global de 3,4% no mês de março em relação ao ano passado. No entanto, o valor médio está 0,2 p.p. (0,4%) acima da ocupação registada em 2019, antes da atividade turística ter sido afetada pela pandemia de covid-19.
Segundo o resumo da evolução mensal da atividade no setor, os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o canadiano (+1,0 p.p), o neerlandês (+0,5 p.p.) e o alemão (+0,4 p.p.). Já o mercado britânico desceu 1,6 p.p. e o nacional (1,4 p.p.) comparativamente com o mesmo período do ano passado.
A estadia média nas unidades de alojamento algarvias foi de 4,3 noites, mais 0,4 p.p. do que a verificada no mês homólogo de 2024, de acordo com a AHETA.
Em março, as estadias médias mais prolongadas foram as do mercado norueguês, com 12,8 noites, seguido do sueco (9,6 noites) e do neerlandês (nove noites), conclui a associação empresarial.






