A ocupação quarto nos alojamentos algarvios registou uma subida de 31,2% no mês de outubro face a igual período do ano passado, fixando-se nos 60,5%, no entanto continua abaixo do valor registado em 2019 (-15,5%).
De acordo com os dados provisórios da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) relativos ao mês de outubro de 2021, o mercado nacional registou um aumento de 34,8%% e o mercado externo diminuiu 21,7%% face a outubro de 2019.
Analisando os dados por zonas geográficas, face a outubro de 2019, as maiores descidas verificaram-se em Albufeira (‑26,0%), Faro / Olhão (-19,3%) e Carvoeiro / Armação de Pêra (-17,7%).
O volume de vendas registou uma subida 157% face a 2020, e 2,3% face a outubro de 2019. De notar, realça a AHETA, que as vendas efetuadas através de plataformas online não incluem o pagamento das respetivas comissões, “o que influencia o aumento homólogo do volume de vendas e, por essa via, os preços praticados”.
Segundo a associação, em outubro de 2021, 28,8%% das vendas foram efetuadas através de operadores turísticos tradicionais, valor que compara com os 46,8% de 2019.
“As médias não se refletem de igual modo em todos os estabelecimentos, havendo discrepâncias em função das categorias e zonas geográficas”, destaca a associação
Desde o início do ano, a ocupação quarto regista uma descida média de ‑50,0% e o volume de vendas uma descida de -41,3% face ao mesmo período de 2019.