Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
Quarta-feira, Dezembro 7, 2022

SIGA-NOS:

Hotel Baía está de parabéns: comemora 60 anos

O Hotel Baía, em Cascais, comemora no próximo dia 17 de abril o seu 60º aniversário. O icónico hotel foi construído em 1962, já quando a vila de Cascais beneficiava de uma reputação no turismo.

Projetado pelo arquiteto Alberto Cruz, este projeto começou a ser construído a 19 de março de 1959, ao lado do Café Tavares, passagem obrigatória para a família real e para todos os turistas da região. A 17 de abril de 1962, o Hotel Baía abriu portas pela primeira vez.

Depois de 10 anos e de já se ter tornado um ícone da vila, o Hotel Baía investiu na sua primeira ampliação, que decorreu nos anos de 1972/1973. O hotel passou a oferecer 87 quartos, e o restaurante e a sala de estar passaram para o piso térreo, sendo construída uma sala de banquetes/reuniões no piso -1.

No site do hotel, pode ler-se a história destes 60 anos da unidade que, em 1975, depois da Revolução de abril, passou por uma fase de autogestão – já que os donos foram expulsos até 22 de novembro de 1982, quando voltaram novamente a ser reconhecidos como os legítimos proprietários.

A segunda ampliação realizou-se entre final de 1988 e início de 1990. A fachada norte foi totalmente renovada, assim como o solário e as várias salas no rés-do-chão e piso -1. Desde então, o hotel apresenta-se com um total de 113 quartos – 66 vista-mar e 47 vista-terra.

Em 2005, foi concluída a terceira e mais recente ampliação, com obras de renovação e a construção de um parque de estacionamento subterrâneo.

Em 2020, devido à pandemia, o Hotel Baía “viu-se obrigado a encerrar temporariamente pela primeira vez desde que abriu portas”. Entre abril e junho de 2020, o Hotel Baía esteve vazio.

Só voltou “a despertar quando um turista ligou e perguntou se o hotel estava aberto – a partir daí, de início com apenas um quarto ocupado, a vida turística do Hotel Baía e da vila foi regressando aos poucos”.

Veja a fotogaleria do Hotel Baía

avatar

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img