Segunda-feira, Fevereiro 17, 2025
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Hoti Hotéis alcança crescimento em 2023, com receitas 27% acima de 2019

No decorrer de uma entrevista recente com o CEO da Hoti Hotéis, Miguel Proença, foram revelados os resultados positivos alcançados pela empresa em 2023, bem como os planos de expansão em curso. Este ano, a cadeia hoteleira registou um aumento significativo nas receitas, com um crescimento de 27% em comparação com o ano de 2019.

Miguel Proença mencionou que o ano de 2023 está a ser francamente melhor do que o ano anterior, com a empresa a superar os orçamentos previstos. Embora tenha observado que a situação do Porto apresenta desafios, provavelmente devido à natureza dos produtos oferecidos nessa cidade, a Hoti Hotéis está a testemunhar uma “recuperação significativa” em todas as suas localizações.

Em abril, a empresa registou um aumento de 35% em relação ao orçamento previsto e um crescimento de 27% nas receitas em comparação com 2019. Os resultados operacionais também excederam as expectativas, com um aumento de 40% em relação ao orçamento previsto e 34% em relação a 2019. Esses resultados foram impulsionados principalmente pelo “aumento do preço médio”, com menos impacto na taxa de ocupação.

Quando questionado sobre a influência da inflação nesses resultados, o CEO explicou que a situação melhorou consideravelmente devido “à descida dos preços da energia”. Em 2022, a Hoti Hotéis enfrentou uma queda média de 5 pontos percentuais nas receitas operacionais brutas, devido ao aumento dos custos energéticos e de pessoal. No entanto, para 2023, a empresa espera refletir esses aumentos de custos nos preços para “recuperar essa perda de desempenho”.

No que diz respeito às reservas para o verão, Miguel Proença destacou que o modelo de negócio da Hoti Hotéis é baseado principalmente em reservas de última hora, embora os hotéis na Madeira sejam exceção, com maior ênfase em reservas antecipadas. Até agora, as reservas têm excedido as expectativas, com um desempenho superior a 2019. O executivo expressou confiança na continuidade desse sentimento positivo, não identificando razões significativas para uma desaceleração das atividades do setor.

Sobre os investimentos recentes da empresa, como a renovação dos hotéis Meliá Oriente e Meliá Aeroporto, o CEO enfatizou que a resposta tem sido “muito positiva.” Através dessas melhorias, a Hoti Hotéis conseguiu otimizar os seus ativos, percebendo diferenças significativas na qualidade e nos resultados financeiros. “No caso de Castelo Branco e Peniche, tivemos aumentos de preço significativos que são normais devido aos segmentos de mercado com os quais trabalhavam, Lisboa já era um mercado muito pressionado pela pré-pandemia mas mesmo assim isto está francamente melhor, o que se nota nos resultados e na percepção de qualidade”, explicou, acrescentando que o Meliá Lisboa Aeroporto retomou a sua pontuação de 9,0 na Booking e o Meliá Oriente tem 8,9 pontos na plataforma.

Em relação aos projetos futuros, Proença mencionou diversas iniciativas em andamento. A construção de um novo hotel no centro de Braga está em progresso, sendo este o segundo hotel da Hoti Hotéis na cidade. O projeto do Meliá Boavista, localizado na zona de cruzamento entre a Boavista e a VCI, no Porto, encontra-se em “fase avançada de desenvolvimento” e será um empreendimento de grande dimensão.

Além disso, a Hoti Hotéis está “bastante avançada no projeto de São João da Madeira”, onde planeia abrir outro hotel Meliá. A empresa também está envolvida num projeto em Aveiro, próximo ao Meliá Ria, que está em fase de desenvolvimento. Outro projeto em andamento é a construção de um hotel Meliá em Famalicão, que promete agregar valor à oferta hoteleira da região. Por fim, a Hoti Hotéis tem planos de inaugurar um hotel Meliá em Viana do Castelo, fortalecendo ainda mais a sua presença no norte de Portugal.

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