A IAG propôs à Comissão Europeia ceder parte das rotas operadas pela Iberia em conjunto com a Air Europa a fim de abordar as preocupações de concorrência identificadas por Bruxelas durante o processo de aquisição da Globalia, empresa-mãe da Air Europa. Essa proposta está atualmente sob consideração da Comissão Europeia, não sendo uma abordagem definitiva.
As companhias aéreas Avianca, Binter, Iberojet, Ryanair, Volotea e World to Fly formalmente solicitaram a aquisição das rotas que a Iberia deve alienar para obter a aprovação de Bruxelas para a compra pendente, como explicou o CEO do grupo, Luis Gallego.
O presidente da Iberia, Marco Sansavini, explicou que esta opção foi apresentada à Comissão para que os funcionários da UE possam determinar “qual é a melhor combinação para resolver as suas preocupações”.
Continuaremos a trabalhar com a Comissão com o objetivo de chegar a um acordo equilibrado que proteja suficientemente a concorrência e que, ao mesmo tempo, nos permita transformar Madrid-Barajas no grande hub do sul da Europa que deve ser”, declarou Luis Gallego, CEO da IAG.
Uma proposta que aguarda a aprovação de Bruxelas
Ao contrário da proposta de transferência de rotas apresentada na tentativa anterior com a Comissão Europeia em 2021, quando foi enviado um pacote fechado, nesta ocasião a Iberia ofereceu uma lista aberta para que Bruxelas possa decidir quais as opções que melhor se enquadram no seu princípio de proteção da concorrência. A este respeito, fontes da IAG sublinharam ao Hosteltur que o grupo continua a analisar o relatório de objecções sobre a aquisição da Air Europa que a Comissão enviou à IAG em 26 de abril.
“Estamos a adaptar todo o pacote de medidas correctivas de acordo com o que Bruxelas exigiu e, ao mesmo tempo, informámos que, de todas as companhias aéreas com quem falámos, temos o compromisso destas seis que estão interessadas em participar”. Assim, resta aguardar a resposta da Comissão Europeia e, em função dela, a IAG apresentará uma proposta de distribuição das rotas.
De facto, o grupo não detalhou quais as rotas específicas que poderiam ser cedidas a outras companhias aéreas, embora, como já foi adiantado, esteja disposto a transferir até 40% das rotas operadas pela Air Europa em 2023 e a não deixar uma única rota sem concorrentes.
Objecções da Comissão Europeia
A 26 de abril, Bruxelas publicou o seu “documento de objecções” sobre a aquisição da Air Europa, que considerou suscetível de restringir a concorrência tanto no mercado interno como nos voos para a Europa e a América.
Concretamente, a Comissão Europeia considera que a aquisição da Air Europa pode “restringir a concorrência no mercado dos serviços de transporte aéreo de passageiros, em especial nas rotas dentro de Espanha, para Espanha e a partir de Espanha”. Acrescentou ainda que a Comissão está preocupada com o facto de os clientes poderem ser confrontados com preços mais elevados e/ou uma menor qualidade dos serviços após a operação.
O prazo para a Comissão tomar uma decisão sobre a aquisição pela Iberia da Air Europa (dos 80% que ainda não controla, por 400 milhões de euros) termina a 10 de junho.