A IATA, associação internacional de transporte aéreo, anunciou na passada quarta-feira, dia 31 de março, que a aplicação para o passaporte de saúde digital Travel Pass IATA vai estar disponível em meados de abril.
Ainda em fase de testes com várias companhias aéreas, a app será lançada inicialmente no sistema iOS da Apple e só posteriormente ficará disponível para o sistema Android.
De acordo com o vice-presidente regional da IATA para a África e Oriente Médio, Kamil Alawadhi, citado pela Reuteurs, o Travel Pass deve ser lançado na plataforma da Apple no dia 15 de abril.
“A aplicação só terá sucesso quando as companhias aéreas, diferentes países e aeroportos o adotarem”, disse Alawadhi.
A britânica Virgin Atlantic já anunciou que vai testar esta aplicação na ligação entre Londres e a ilha de Barbados a partir de 16 de abril. Por sua vez, o destino nas Caraíbas aceitará o passe na sua sua fronteira, sendo um dos primeiros países a aceitar um passe digital em vez de documentação em papel.
A par da Virgin Atlantic, também a Air Baltic, Air New Zealand, All Nippon Airways, Emirates, Etihad, Gulf Air, Hong Kong Airlines, Korean Air, Malaysia Airlines, Qantas, Rwandair e Singapore Airline estão a planear o uso da aplicação para acelerar os seus processos de check-in.