A Iberostar Hotels & Resorts e o InterContinental Hotels Group assinaram um acordo estratégico para a comercialização de resorts e hotéis all inclusive no Caribe, América, sul da Europa e norte da África, avançou o Hosteltur esta segunda-feira.
Através deste acordo estratégico, a Iberostar comercializará até 70 hotéis (24.300 quartos) localizados na primeira linha de praia, que serão integrados no sistema IHG sob a marca Iberostar Beachfront Resorts, que se tornará na 18ª marca do grupo IHG. Assim, o tamanho do sistema global do IHG aumentará em até 3%, explica o jornal espanhol.
A Iberostar manterá 100% da sua propriedade, preservando a sua autonomia. Os primeiros hotéis serão incorporados no sistema IHG a partir de dezembro de 2022 e oferecerão aos clientes do grupo InterContinental uma maior escolha de opções em destinos como o México, República Dominicana, Jamaica, Brasil e as Ilhas Canárias.
Este acordo prevê que sejam incorporadas, no sistema IHG, outras propriedades em Espanha e noutros destinos turísticos do sul da Europa e norte de África ao longo de 2023 e 2024.
A carteira de hotéis da Iberostar será integrada na plataforma empresarial da IHG, incluindo os canais de distribuição e o programa de fidelidade IHG One Rewards, que conta com mais de 100 milhões de membros.
Tal como relatado por ambos os grupos, a marca Iberostar Beachfront Resorts será incluída numa nova categoria de Parceiros Exclusivos dentro da coleção de marcas da InterContinental, juntamente com as outras categorias Suites, Essentials, Premium e Luxury & Lifestyle.
Os 70 resorts da Iberostar juntam-se aos 260 resorts da IHG, que incluem marcas como Six Senses, Regent, InterContinental, Kimpton, Hotel Indigo, Crowne Plaza, Holiday Inn e Holiday Inn Club Vacations.
Detalhes do acordo comercial
O acordo, anunciado esta segunda-feira, tem um prazo inicial de 30 anos, com possibilidade de renovação por períodos adicionais de 20 anos por mútuo acordo.
Nos próximos dois anos, até 24.300 quartos em 70 propriedades serão integrados ao sistema IHG. No entanto, há 27 propriedades (cerca de 8.200 quartos) que ainda precisam de aprovações adicionais de terceiros para aderir ao sistema.
Seis outras propriedades Iberostar Beachfront Resorts, que representam cerca de 3.000 quartos, serão adicionadas ao pipeline IHG. “Esse pipeline aumentará à medida que a Iberostar e a InterContinetal colaborarem para aumentar a presença da marca através do acordo comercial de longo prazo que foi estabelecido”, explicam.
A receita bruta total, para o portfólio existente de 70 hotéis, foi de aproximadamente 1,3 mil milhões de dólares (1,27 mil milhões de euros) em 2019, equivalente a um crescimento de 4% sobre a receita bruta total do grupo IHG, de 27,9 mil milhões de dólares (27,27 mil milhões de euros). Nos termos do acordo, o grupo InterContinental receberá uma taxa de marketing, distribuição, tecnologia e outros itens, mediante um mecanismo semelhante ao seu atual modelo “asset light”.
Os grupos hoteleiros relataram que, refletindo o investimento no processo de integração, preveem que o impacto líquido no lucro operacional do grupo InterContinental nos segmentos reportados “seja ligeiramente negativo em 2022 e 2023”, mas que “passe a ser positivo em 2024, antes de aumentar significativamente a partir de 2025”.