A Icárion, operador turístico de grandes viagens do Grupo W2M, acaba de lançar a Semana da Tailândia com condições especiais de venda. A iniciativa teve início no passado sábado, dia 15, e coincidiu com o lançamento do evento “Viaje com o Paladar”, que deu a conhecer a gastronomia da Tailândia a um grupo de agentes de viagens.
A Semana da Tailândia estende-se até dia 23 de abril. Além de condições especiais de venda, está incluída a oferta de uma refeição típica em Banguecoque, com um menu de degustação de comida tailandesa num sítio central da cidade e, ainda, uma brochura online especial da Emirates com programas específicos só com voos da companhia aérea.
Esta foi uma das novidades apresentadas pela equipa da Icárion no evento “Viaje com o Paladar”, que contou com o apoio da Emirates e do Turismo da Tailândia em Portugal.
Pedro Barbosa e Isabel Almeida, da Icárion, começaram por fazer uma breve apresentação do operador, lembrando que disponibilizam no site mais de 1500 itinerários à volta do mundo, sendo que 75% da programação tem confirmação imediata no site. No caso da Tailândia, tantos os circuitos, como a venda de hotéis apenas, têm confirmação imediata, num total de mais de 200 programas para este destino. O operador alterou o site na última semana e agora disponibiliza os programas bases, sendo possível adicionar extensões de praia a Phuket & Phi Phi, Krabi, Krabi, Phi Phi & Phuket, Koh Samui, Krabi & Phi Phi, Maldivas e Bali. O operador oferece vários tipos de viagens: desde grandes viagens, luas de mel, circuitos em grupo, praias paradisíacas, circuitos exclusivos só para clientes Icárion, viagens, em privado, viagens em família, luxo, à medida e férias ecológicas e glamping.
Operação da Emirates para a Tailândia
A representar a Emirates, Ana Paula Ferreira destacou a programação da companhia para a Tailândia, via ligação Lisboa-Dubai. A Emirates opera dois voos diários para o Dubai à partida de Lisboa, um à hora do almoço (14h15) e outro à noite (21h45). O voo da noite chega às 8h05 ao Dubai, parte do Dubai às 9h40 e chega a Banguecoque às 18h55. No sentido contrário, parte de Banguecoque às 2h25, chega ao Dubai às 6h00. Por sua vez, sai do Dubai às 7h25 e chega a Lisboa às 12h35.
Ana Paula Ferreira lembrou que a companhia tem quatro voos diários para a capital tailandesa, a maior parte dos voos operados pelo A380, “o que acaba por ser um atrativo para os clientes”.
A operação da companhia para a Tailândia estende-se além de Banguecoque a Phuket (dois voos diários) e ao codesahre com a Bangkok Airways o que permite ligações a outros destinos na Tailândia.
Um das novidade é o voo para Krabi, que é, contudo, operado pela low cost Flydubai, “sendo conveniente informar o cliente, para adequar as suas expetativas”, alertou Ana Paula Ferreira.
Em relação à ligação Porto-Dubai, a responsável avançou ainda que a previsão é que, no próximo ano, a companhia retome este voo. “Iremos receber os nossos A350, e será provavelmente o aparelho que fará esta rota”.
Em representação do Turismo da Tailândia no evento, Rosário Louro apontou a relação entre a Tailândia e Portugal, como um argumento de venda do destino, reforçando que os tailandeses “valorizam muitos os portugueses”.
Portugal deixou algumas marcas no país que ainda hoje podem ser apreciadas em três regiões: Ayutthaya, Banguecoque e Phuket.
No caso da capital Banguecoque, destaque para a embaixada de Portugal, “a mais antiga de um país estrangeiro na Tailândia, e localizada no sítio mais nobre” da cidade. Junto à embaixada, encontra-se um mural do Vhils, feito para assinalar os 500 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Noutro local da cidade, no bairro de Kudichin, há um quarteirão português, com uma igreja, escola e hospital católicos. Dentro do quarteirão, existe uma casa-museu, que pertence a uma família de descentes portugueses, onde é possível conhecer a forma como viviam e a influência portuguesa na cultura da Tailândia.
Outro local onde os portugueses deixaram marca foi em Phuket, mais precisamente no centro histórico, onde é possível observar a arquitetura sino portuguesa.
Por fim, a influência portuguesa chegou também à doçaria, com a introdução dos fios de ovos (‘Foi Thong’ em tailandês) na gastronomia. Tornaram-se o doce típico das grandes festas da Tailândia, pela cor amarela, cor do ouro e da nobreza.
Recorde-se que este é o primeiro ano após a pandemia que a Tailândia está completamente aberta ao turismo.
A Tailândia foi o destino escolhido pela Icárion para a primeira edição da iniciativa “Viaje com o Paladar”, que visa dar a conhecer aos agentes de viagens a gastronomia dos destinos que fazem parte da sua programação. Os agentes têm a oportunidade de ajudar na confeção de pratos típicos do destino e saboreá-los mais tarde à mesa.
De acordo com Duarte Correia, managing director do grupo W2M em Portugal, esta iniciativa vai decorrer ao longo do ano noutros restaurantes e com outros destinos, sobretudo os de maior referência na programação da Icárion.