Nos dias 31 de maio e 1 de junho, o Alentejo será palco do II Congresso de Turismo, realizado pela Entidade Regional de Turismo (ERT) e pela Agência de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA). O evento, que acontecerá no Teatro Municipal Pax Julia, em Beja, reunirá agentes públicos e privados da região para discutir o tema da sustentabilidade e traçar estratégias para o futuro do turismo alentejano.
Treze anos após a realização do primeiro congresso, esta edição tem como mote “Alentejo: Destino Sustentável? O Amanhã é agora”, e pretende abordar questões como “O que ganhámos nestes últimos treze anos para a região e para os territórios?”; “Quais as opções estratégicas mais relevantes?”; “Quais as escolhas e quais os constrangimentos?”; e “As prioridades mudaram?”.
Durante o congresso, serão promovidos debates em diversos painéis, abordando temas como os desafios económicos da região; a sustentabilidade económica, ambiental e cultural; a identidade e a natureza; bem como as necessidades e lacunas a serem preenchidas no turismo no Alentejo.
“Esta será uma oportunidade para avaliar o trabalho desenvolvido no setor turístico do Alentejo desde o primeiro congresso e apontar direções para o futuro”, afirma Vítor Fernandez da Silva, presidente da ERT e da ARPTA.
O congresso é direcionado a todos os stakeholders do setor e as inscrições, bem como o programa completo do evento, podem ser encontrados no site oficial do congresso.






