A Image Tours iniciou 2025 com vendas, até ao momento, 20% acima do mesmo período do ano passado, um aumento impulsionado sobretudo pelo regresso da EgyptAir a Portugal e pela nova rota direta que liga Lisboa a Cairo, disse ao TNews Miguel Jesus, diretor geral do operador turístico, à margem do roadshow “Os Especialistas”, em Lisboa.
Miguel Jesus começou por fazer um balanço de 2024, referindo que o ano foi “bastante bom dentro daquilo que são as dificuldades a nível mundial”. O responsável destacou que, “como especialistas no Egito, tivemos a melhor notícia que podíamos ter, que era ter de volta os voos diretos da EgyptAir de Lisboa para o Cairo, o que foi um plus em termos de vendas”.
“O mercado reconhece-nos como o maior especialista no Egito em Portugal. Somos a única empresa que tem um receptivo próprio no Cairo e temos um barco de luxo no Nilo, portanto apontamos as nossas forças para este destino. Claro que se temos voos diretos, tudo isso é muito mais fácil, quer a nível de preço, quer a nível de programação, quer a nível de interesse do cliente”, explicou o diretor geral da Image Tours.
No entanto, tendo como principais destinos o Egito, a Jordânia e a Turquia, a Image Tours viu-se afetada pela instabilidade e guerra no Médio Oriente, uma vez que “são destinos que têm vindo a sofrer bastante”, o que “influenciou bastante [os resultados], sem dúvida absolutamente nenhuma”.
“Terminámos bem o ano e podíamos ter terminado bastante melhor, porque houve um interesse bastante grande pelos destinos, mas as pessoas tiveram algum receio por causa da instabilidade no Médio Oriente”, indicou Miguel Jesus, acrescentando que o Egito e a Turquia já recuperaram, enquanto “a Jordânia não recuperou e está agora a dar os primeiros passos”.
Entre os destinos mais vendidos pela Image Tours no ano passado estão o Egito, a Turquia, a Índia e o Vietname. Em particular, Miguel Jesus destacou a Turquia, afirmando que “tivemos lugares garantidos de Lisboa e do Porto com a Turkish Airlines, com muitas saídas a nível de Páscoa, de feriados de junho, e saídas em julho, agosto e setembro”.
“Fizemos uma programação especial, um produto chamado “Turquia Tudo Incluído”: um pacote com hotéis de 5 estrelas, todas as visitas incluídas, refeições incluídas, ou seja, um produto em que o cliente vai para o destino sem ter de se preocupar com opcionais ou alguma coisa que fica para ver”, indicou o responsável. “No ano passado, esgotámos todas as saídas e isso puxou muito pelo destino, o que compensou muito a perda de vendas a nível de Jordânia e de Israel”.
Image Tours aponta para “um grande ano” em 2025
“Estes dois primeiros meses do ano estão acima da média”, adiantou Miguel Jesus, ao indicar que as vendas se encontram quase 20% acima do mesmo período de 2024. “O facto de termos os voos diretos da EgyptAir está de facto a ajudar”, reiterou.
O diretor geral referiu ainda que “há outros destinos que sempre tivemos e que trabalhamos de uma forma diferente, em que poderá ser um pouco mais caro, mas também tem mais conteúdo. É o caso da Índia, China, Vietname e Camboja”. À semelhança de 2024, o Japão “arrancou em força este ano” e “há uma grande procura”.
“Já me habituei a não ficar demasiado otimista com os primeiros meses do ano. Na realidade, estamos muito bem, mas sofremos muito a influência da instabilidade política em algumas regiões onde trabalhamos e isso influencia muito os números finais”, referiu. “Mas, até à data, se tudo continuar como está, apontamos para um grande ano”.
A Image Tours não tem novidades em termos de destinos para 2025. Não obstante, no caso da EgyptAir, “o facto de passarmos a ter voos diretos à saída de Lisboa – ainda por cima dois voos por semana e fala-se que poderá haver uma terceira frequência – permite-nos aumentar as opções dentro de cada um dos destinos, para mostrarmos ao cliente que somos realmente especialistas e tentamos dar opções a nível comercial que possam ir ao encontro de todo o tipo de clientes”.
A presença da Image Tours na BTL este ano é “uma novidade, pois é algo que não existia há vários anos: vamos estar inseridos dentro do grupo d’O Especialistas”, adiantou Miguel Jesus. “Com a alteração do stand da APAVT, onde estávamos sempre presentes, falámos com o grupo d’Os Especialistas para termos um stand próprio desta marca”.
O stand terá uma dimensão de 36 metros quadrados e contará com a participação de seis empresas: a Image Tours, Melair Cruzeiros, Intermundial, Optigest, Vale do Ave e Jervis Pereira, que representa o Turismo da Tailândia e o Turismo do Dubai.
“N’Os Especialistas somos 17, mas há uma série de empresas que estão sempre na BTL com stand próprio e que vão continuar a estar. Portanto, as outras – que, neste caso, somos seis – juntaram-se e vamos estar com o stand no Pavilhão 4, cada uma com o seu balcão”, explicou o responsável.