Após três anos a desempenhar funções na Associação de Promoção da Madeira, onde teve a oportunidade de captar novos mercados turísticos para o destino, entre os quais os EUA e o Brasil, Filipe Fraga lançou este verão a INSIDER, uma DMC boutique focada em produtos exclusivos, com uma oferta de luxo, segmentada para mercados high end.
O managing partner da nova DMC da Madeira explica ao TNews que a mudança de perfil de turista e a captação de novos mercados para a região abriram uma oportunidade de negócio. “Motivados para criar novos produtos e proporcionar experiências de viagem autênticas a este target mais exigente, decidimos lançar a INSIDER”, conta.
Com valores assentes no turismo sustentável e na preservação da cultura madeirense, a INSIDER pretende levar as empresas locais a partilharem essa mesma cultura com o mundo “através da valorização de tudo o que é autêntico”. “O grande fator diferenciador é a nossa capacidade de desenvolver itinerários feitos à medida do cliente dentro do mundo da arte e cultura, gastronomia, atividades em terra e no mar para quem realmente quer ter acesso privilegiado à verdadeira ilha da Madeira”, explica Filipe Fraga. “Para nós o verdadeiro luxo de viajar é conhecer um destino fora dos roteiros habituais, pelo que desenvolvemos produtos baseados nas tendências atuais com valorização dos recursos locais”, acrescenta. O responsável dá alguns exemplos na área da gastronomia: “Temos fine dinings e cooking masterclasses com chef privado em quintas típicas madeirenses, workshops sobre a nossa cana-de-açúcar com provas de iguarias regionais produzidas através do mel da cana”. Por sua vez, na área da cultura, a empresa disponibiliza “um workshop sobre o vime da Madeira onde os clientes aprendem a trabalhar com este material e fazem a sua própria peça”. Quanto às atividades no mar, a INSIDER promove uma oferta de programas diferentes em veleiros e iates privados, com o objetivo de “explorar pequenos segredos da costa da Madeira”.
Apesar de trabalhar também com os mercados tradicionais, a grande aposta da INSIDER são os mercados emergentes (EUA e Brasil). “De momento estamos a promover e a comercializar apenas B2B, através de agências nos diferentes mercados, mas o lançamento da plataforma B2C surgirá no curto/médio prazo. Temos também prevista a participação em algumas feiras de nicho luxo ainda este ano e para o próximo ano”, revela.
Filipe Fraga não tem dúvidas que a Madeira começa a estar no radar daquilo que é a nova interpretação do turismo de luxo. “O perfil de turista que procura a Madeira mudou nos últimos anos, resultado da promoção do destino e da adequação da oferta. A definição de luxo tem vindo a evoluir e, neste momento, a Madeira começa a surgir como um player com alguma relevância neste segmento”, sublinha, considerando ainda que a Madeira tem um caminho a percorrer neste segmento. “É aqui que encontramos as nossas oportunidades e pretendemos afirmar a INSIDER como a referência neste segmento”.
No primeiro ano de atividade, a INSIDER pretende posicionar-se no mercado como DMC de luxo de referência no destino, mas, acima de tudo, “garantir um elevado nível de satisfação aos nossos parceiros e clientes”. Para já os planos de atuação passam pela Madeira, no entanto, Filipe Fraga revela que estão atentos “a oportunidades e a mercados com potencial de crescimento no nosso segmento de mercado”. Porém, o foco é na Madeira, “visto que consideramos que há ainda um trabalho muito significativo a desenvolver e queremos consolidar a marca no mercado antes de nos lançarmos em novos desafios”.