Quarta-feira, Janeiro 22, 2025
Quarta-feira, Janeiro 22, 2025

SIGA-NOS:

Integrar a sustentabilidade na gestão hoteleira “é uma obrigação moral e uma vantagem competitiva”

-PUB-spot_img

Numa era em que a sustentabilidade se torna um fator decisivo para o sucesso hoteleiro, o Dia Mundial do Turismo, assinalado a 27 de setembro, destaca a crescente importância de integrar práticas sustentáveis na gestão hoteleira. Ruben Sanchez, CEO da BEONx, empresa que fornece soluções tecnológicas para hotéis, defende que a integração da sustentabilidade nas operações hoteleiras não é apenas uma escolha estratégica, mas também uma obrigação moral.

Sob o tema deste ano, a Organização Mundial do Turismo (UNWTO) destacou os investimentos verdes como uma prioridade máxima para a recuperação e crescimento futuro do turismo, sublinhando a necessidade de investimentos mais direcionados e eficazes em prol das pessoas, do planeta e da prosperidade.

Para refletir sobre a importância da sustentabilidade neste setor em constante evolução, a empresa Belvera Partners conversou com Ruben Sanchez, CEO e co-fundador da BEONx, para obter a sua perspetiva sobre a relação entre sustentabilidade e rentabilidade na indústria hoteleira.

Ruben Sanchez enfatiza que a sustentabilidade evoluiu de uma mera tendência para se tornar um pilar fundamental para os hotéis. Hoje em dia, “é essencial para a reputação e o sucesso a longo prazo de um hotel, além de atender às necessidades dos clientes conscientes do ambiente.”, sublinha.

“A sustentabilidade É essencial para a reputação e o sucesso a longo prazo de um hotel, além de atender às necessidades dos clientes conscientes do ambiente.”

“Num mundo em que os consumidores valorizam a sustentabilidade, os hotéis sustentáveis destacam-se ao reduzir a sua pegada ecológica e atrair viajantes conscientes do ambiente. Não só reduzem os custos operacionais, como também promovem mudanças positivas na indústria hoteleira como um todo”, enfatiza. Ruben Sanchez reforça a ideia de que adotar práticas sustentáveis “é uma obrigação moral e uma escolha estratégica. Num mercado saturado, a integração da sustentabilidade oferece uma vantagem competitiva ao atrair viajantes conscientes do ambiente e gerar clientes fiéis”.

Ao abordar os desafios enfrentados pelo setor hoteleiro, o CEO destaca o imperativo de aumentar a oferta para acomodar mais hóspedes, construir novos estabelecimentos e, ao mesmo tempo, reduzir a pegada de carbono, a fim de cumprir o compromisso de descarbonização até 2050, conforme estabelecido nos Acordos de Paris. “Isso implica uma redução significativa das emissões por quarto por ano, aproximadamente 90%, e tudo isto num contexto de crescimento constante da indústria hoteleira, com mais de 80.000 novos estabelecimentos previstos até 2050”, relembra.

Quando questionado sobre como os fatores económicos influenciam o impulso em direção à sustentabilidade no setor hoteleiro, Sanchez destaca que, além das metas de descarbonização, existem incentivos económicos para promover práticas sustentáveis. “A crescente consciência ambiental entre os viajantes, em particular entre os millennials, está a conduzir a uma preferência por serviços e produtos de empresas comprometidas com o ambiente e a sociedade. Isso traduz-se numa disposição para pagar mais por esses serviços, o que incentiva os hotéis a adotarem medidas de sustentabilidade. Além disso, a sustentabilidade contribui para atrair este tipo de viajante, que valoriza o cuidado com o ambiente e a melhoria da qualidade da experiência de viagem, conferindo assim uma vantagem competitiva aos hotéis”, salienta.

“A crescente consciência ambiental entre os viajantes, está a conduzir a uma preferência por serviços e produtos de empresas comprometidas com o ambiente e a sociedade”

Por fim, inquirido sobre como a sustentabilidade e a rentabilidade podem coexistir na indústria hoteleira, o responsável afirma que a chave reside na integração de práticas sustentáveis na estratégia de gestão de receitas. “A BEONx demonstra que esta integração pode conduzir ao sucesso a longo prazo, atraindo viajantes conscientes do ambiente e contribuindo para um futuro mais sustentável. A utilização eficaz de tecnologia e dados é essencial para alcançar uma rentabilidade sustentável e um impacto positivo no nosso planeta. Neste Dia Mundial do Turismo, convidamos todos a refletir sobre estes desenvolvimentos e a unir esforços para construir um futuro mais sustentável para a indústria hoteleira”, conclui.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img