Portugal estará presente na ITB China, a maior feira de turismo do maior mercado emissor de turistas, com uma delegação composta por 20 empresas portuguesas. A comitiva nacional será liderada pelo Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e tem como objetivo explorar oportunidades de cooperação entre entidades turísticas de ambos os países, promover a formação de estudantes e a capacitação de profissionais de turismo, além de incentivar empresas chinesas a investir na indústria turística portuguesa.
Esta participação ocorre no contexto do 45º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e China. Entre as iniciativas planeadas, destaca-se a celebração de contratos com empresas locais para o lançamento de campanhas de marketing destinadas a promover Portugal em toda a China. Além da presença na ITB China, em Xangai, haverá um roadshow em Pequim, Cantão e Macau, que reunirá mais de 200 empresas chinesas e incluirá encontros com CEOs dos principais parceiros da operação turística.
“Trata-se efetivamente de um mercado emissor com uma importância estratégica, não só pela sua dimensão, mas também pela história que nos une. O turismo desempenha um papel fulcral no aprofundar das relações bilaterais e na prossecução de um maior equilíbrio da balança comercial de Portugal com a China”, afirma o Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
A China é atualmente o maior mercado de turismo outbound do mundo, sendo por isso considerado estratégico. No período de janeiro a fevereiro de 2024, a China foi o 17.º mercado turístico externo para Portugal em termos de dormidas (quota de 1,3%) e o 14.º em número de hóspedes (quota de 2,1%), totalizando 37,1 mil visitantes.