O primeiro Laboratório Colaborativo do Turismo (KIPT) foi apresentado no passado dia 8 de julho, numa sessão que contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.
Para a constituição deste laboratório prevê-se um plano de investigação que se divide em três eixos estratégicos como o conhecimento, o emprego e a competitividade sustentável. Estão também previstas cinco áreas de desenvolvimento como a informação, a formação e educação, a carreira e as competências, certificação, qualidade, sustentabilidade e ainda a inovação e o empreendedorismo. Este laboratório encontra-se dividido desta forma estratégica com o propósito de dar resposta aos constrangimentos do setor.
Este laboratório resulta de uma iniciativa da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia, com financiamento da FCT e conta com uma liderança conjunta das entidades parceiras ligadas à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, à governação turística, aos sistemas de informação, à certificação, à hotelaria e restauração, à operação, às agências de viagens, à sustentabilidade e à inovação e empreendedorismo.
Além disto, ainda vão ser incluídos “três cenários que antecipam os estágios de recuperação que o turismo vai enfrentar. Numa primeira fase estão previstas ações de resiliência, seguindo-se a recuperação suportada por projetos de inovação e empreendedorismo e, num terceiro momento perspetiva-se a transformação digital do setor do turismo”, referiu a Universidade Europeia em comunicado enviado à imprensa.
Integram este projeto as seguintes entidades:a Universidade do Algarve, Universidade de Évora, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL, Universidade Lusófona, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Bragança, UNIAUDAX – Centro de Empreendedorismo e Inovação, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Turismo do Centro, Município de Loulé, Algardata, Sistemas Informáticos, SA, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, SGS Portugal, Salvor – Sociedade de Investimentos Hoteleiros, SA. – Pestana Hotel Group, Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, SA, HOTI STAR- Portugal Hotéis, SA; Media Invest MITG LDA, Prizmakat Lda, BLue Geo LIghthouse, Lda, Logical Safety S.A e UPSTREAM – Valorização do Território, S.A.