José Santos, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, sublinhou a necessidade de modernizar a hotelaria de Évora, ligada às novas tendências de consumo, nomeadamente o olivoturismo, como forma de diferenciar o destino.
O anúncio foi feito na conferência “Olivoturismo: O Regresso às Origens”, um evento que reuniu players do setor do azeite e do turismo para discutir as oportunidades do olivoturismo como um motor de desenvolvimento regional e promoção do azeite português.
O evento, que decorreu no Évora Olive Hotel, foi marcado por insights e dados relevantes que sublinham a importância deste segmento. Rui Torrão, Administrador do Grupo Art and Soul, destacou o valor do olivoturismo como ferramenta de preservação do azeite e das comunidades locais, questionando: “Como pode o turismo ajudar a aumentar a literacia sobre o azeite e fomentar o seu consumo?”.
Presente na conferência, Francisco Dias, coordenador do projeto Olive4all, revelou dados sobre o perfil do olivoturista, baseado em estudos do projeto, chegando à conclusão que 94% dos turistas nunca tinha tido uma experiência de olivoturismo antes.
Os dados mostram ainda que o olivoturista é, em média, de idade madura, com bom poder de compra, urbano e com um nível cultural elevado. Finalmente, vários turistas demonstram grande interesse por atividades como degustações de azeite e visitas a olivais milenares, conforme relata o relatório.
A conferência terminou com a reafirmação do compromisso de fazer do olivoturismo uma peça-chave na oferta turística do Alentejo, com grande potencial para valorizar o azeite português e apoiar as comunidades locais.