Sexta-feira, Janeiro 24, 2025
Sexta-feira, Janeiro 24, 2025

SIGA-NOS:

Keytel expande portfólio para mais de 3.600 hotéis com 520 novas unidades em 2024

-PUB-spot_img

A convenção anual da Keytel em Portugal decorreu esta quarta-feira, dia 11, no hotel Eurostars Universal Lisboa. Durante o evento, Xavier Cortés, managing director, avançou que a empresa termina o ano com um total de 3.625 hotéis, dos quais 520 foram adicionados em 2024. O seu portfólio conta com 320 estabelecimentos em Portugal, o segundo maior mercado depois de Espanha.

Xavier Cortés fez um balanço do ano de 2024, que classifica como “um ano muito bom”, adiantando que a Keytel continua “a agregar novos hotéis e o portfólio atual já ultrapassa os 3.600 hotéis”. A empresa conta também com 90 unidades em pipeline e marca presença em 87 países e seis continentes.

Em particular, o responsável destaca que, “destes 3.600 hotéis associados, já são cerca de 600 que utilizam os nossos serviços relacionados com a venda direta”. “Nos últimos dez anos, a venda direta é o que tem suscitado maior interesse por parte dos hotéis. A Keytel pretende ser um parceiro relevante em tudo o que tem a ver com as vendas diretas”, acrescentou.

Em particular, Xavier Cortés destaca dois fatores que têm sido o foco da empresa: fortalecer as atividades core e trazer a nova onda de inovação para o setor. Sobre o primeiro, o responsável acredita que a Keytel “tem conseguido aproveitar o bom momento que o setor hoteleiro tem vivido de uma forma geral, tendo em conta que, no fundo, a nossa atividade é prestar serviços a hotéis”. Desta forma, “a empresa está focada em fortalecer tudo aquilo que tem a ver com a atividade mais core, que tem sido o fortalecimento da comercialização de hotéis tanto no mercado nacional como no mercado internacional”, afirmou no início da sua intervenção.

“O segundo aspecto, que creio que seja o mais relevante, é tentar, num momento de discussão permanente das novas tecnologias, trazer toda esta inovação de soluções que terão um peso muito grande”, disse Cortés, defendendo que a Keytel “continua a adaptar-se e continua a trazer produtos que são de interesse”.

71% das reservas da Keytel são internacionais

Quanto à contribuição da Keytel, a empresa conta com 30% de casos de uso, incluindo planos de fidelização, plataformas de business travel, clubes privados de venda, entre outros. Cortés revelou que 71% das suas reservas têm origem fora de Espanha, enquanto 15% correspondem a reservas de corporate travel. “Somos uma empresa espanhola, mas geramos mais reservas fora de Espanha”, apontou. 

“Embora exista a percepção de que o mercado é dominado por dois grandes players, a realidade é que o volume total de negócios de vendas hoteleiras através de qualquer canal, direto ou intermediário, ascenderá a 1,2 triliões [de dólares] no final do ano”, referiu Xavier Cortés, citando um estudo da Skift.

O Booking representa 12% das vendas globais e a Expedia corresponde a 8%, significando que “80% das reservas hoteleiras continuam a ser geradas através de outros canais”. Cortés sublinhou que “é aí onde queremos atuar e desempenhamos um papel que tem duas premissas: proporcionar a diversificação sem colidir com toda a estratégia de venda direta dos hotéis”. 

De acordo com os dados apresentados sobre o destino de Espanha, os principais mercados da Keytel são a Ásia (53%), América do Norte (41%), África (37%), Europa (29%) e América Latina (4%). “A evolução das vendas por origem, que reflete a diversificação, tem tido um desempenho muito bom em praticamente todos os grandes mercados emissores. Destaque para os Estados Unidos, que têm tido um desempenho muito bom com os destinos da Europa, sobretudo Portugal, que é um país a que prestamos muita atenção”, analisou o managing director.

Para Cortés, estas informações evidenciam “mostra uma clara diversificação na medida em que a conectividade aérea foi recuperada na Ásia”, juntamente com a “América Latina com os seus mercados emissores, que são a Argentina e o México, por esta ordem”, e que apresentam “perspetivas muito boas para o próximo ano”.

“Evoluímos no grupo de hotéis associados com receitas por quarto que significaram mais de 23%”, indicou ainda o managing director, adiantando que a taxa de cancelamento foi de 16% este ano, contra 17% em 2023. A Keytel registou um crescimento das vendas de hotéis em Espanha de 19% e um booking window de 34 dias. A estadia média foi de 2 dias em Espanha e de 2,66 dias a nível internacional, enquanto o GDS foi de 21%.

Quanto ao setor hoteleiro de luxo, a Keytel conta com duas coleções: a The Prestige Collection, que tem 162 hotéis membros, e a Domus Selecta, com 286 estabelecimentos hoteleiros.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img