A Limehome, especializada em apartamentos turísticos totalmente digitalizados, está a acelerar a sua estratégia de crescimento em Portugal, posicionando a Península Ibérica como o seu principal mercado a seguir à Alemanha. De acordo com o jornal Hosteltur, a empresa hoteleira assinou recentemente várias aquisições no território ibérico, incluindo em Lisboa, Madrid, Barcelona, Valência, Benidorm, Pamplona e Burgos.
O primeiro semestre de 2025 foi marcado por um crescimento de 25%, impulsionado pela assinatura de mais de 2.200 novas unidades e pelo fortalecimento de parcerias recorrentes, que já representam 44% dos novos projetos – acima dos 30% registados no ano anterior. Esta evolução confirma, segundo fontes da empresa, “a confiança do mercado no seu modelo 100% digital e automatizado”, bem como “a consolidação de relações e a confiança gerada entre investidores e promotores”.
A estratégia da Limehome passa por conversões “eficientes e sustentáveis” de hotéis em unidades totalmente renovadas, com forte aposta no design e na digitalização, em detrimento de novas construções.
Nos últimos meses, a empresa tem intensificado a transformação de hotéis tradicionais e a otimização de espaços subutilizados. Com o apoio da sua própria equipa de arquitetos, engenheiros e cientistas de dados, a Limehome afirma conseguir aumentar a área útil dos edifícios em cerca de 70%, face aos habituais 50% no setor hoteleiro convencional, conforme noticia o Hosteltur.
Além disto, a empresa pretende expandir-se em cidades principais e secundárias, bem como em destinos de férias, apostar no segmento de lazer e de negócios, e reforçar parcerias com investidores e operadores locais.
Ricardo Fernández, diretor-geral da Limehome para Espanha e Portugal, sublinha que este modelo “permite-nos impulsionar conversões de hotéis e reutilizar ativos subutilizados, mas também oferecer uma alternativa mais rentável e eficiente para investidores, promotores e proprietários”.
Em 2025, a Limehome está a manter uma taxa média de ocupação superior a 90% em toda a Europa e a aumentar a fidelização dos seus clientes, com a percentagem de hóspedes que regressam a atingir os 25% este ano, face aos 20% do ano anterior.
Para o segundo semestre do ano, prevê consolidar o portfólio com novos projetos em Espanha e Itália. Atualmente, a Limehome gere mais de 11.000 apartamentos e quartos em mais de 150 cidades de 13 países, contando com cerca de 300 funcionários.






