A Airbnb registou uma queda no lucro líquido entre abril e junho, diminuindo de 650 milhões de dólares, no segundo trimestre de 2023, para 555 milhões de dólares, de acordo com os resultados divulgados pela empresa.
No segundo trimestre de 2024, a margem de lucro líquido da Airbnb foi de 20%, abaixo dos 26% do mesmo período de 2023.
A empresa atribui o decréscimo principalmente ao “aumento do imposto sobre o rendimento resultante da libertação de uma provisão de avaliação sobre alguns dos nossos ativos fiscais diferidos em 2023 e a utilização de alguns destes ativos em 2024”, segundo justifica em comunicado.
A Airbnb divulgou também que a sua receita do segundo trimestre totalizou 2,75 mil milhões de dólares, um aumento de 11% ano após ano, em comparação com os 2,5 mil milhões no período homólogo de 2023. De acordo com a empresa, este resultado positivo foi impulsionado sobretudo pelo “sólido crescimento das noites e experiências reservadas” e pelo “aumento modesto da tarifa média diária (“ADR”)”.
A nível do EBITDA ajustado, a empresa registou um aumento de 9% em termos homólogos entre abril e junho, passando de 819 milhões de dólares, no segundo trimestre de 2023, para 819 milhões.
Além disto, a Airbnb cresceu 16% ano após ano em free cash flow no período em questão, para 1,0 mil milhões de dólares.
“Tivemos outro trimestre forte na Airbnb, terminando o segundo trimestre com mais de mil milhões de dólares em free cash flow e mais de 8 milhões de anúncios em todo o mundo. Estou orgulhoso dos nossos resultados e da qualidade que a nossa plataforma continua a oferecer aos anfitriões e hóspedes de todo o mundo”, afirma o cofundador e CEO da Airbnb, Brian Chesky.
Eventos especiais impulsionam “trimestre forte” da Airbnb
No mesmo comunicado, a Airbnb destacou um conjunto de fatores que impulsionaram o seu “trimestre forte”. Em primeiro lugar, sublinha que os hóspedes estão cada vez mais a fazer reservas na sua aplicação. Nestes três meses, as dormidas e experiências reservadas aumentaram 9% em termos homólogos, representando “um crescimento estável em relação ao primeiro trimestre”.
Além disto, a Airbnb está a ser a escolha de muitos hóspedes para eventos especiais, nomeadamente ligados ao desporto.
Antecipando os Jogos Olímpicos, as noites reservadas na região de Paris para os dias do evento até ao segundo trimestre “foram mais do dobro do que eram no mesmo período do ano anterior”. Durante os Jogos Olímpicos, ficaram alojados em Paris, através da Airbnb, mais de 400.000 hóspedes.
“Para ajudar a satisfazer este aumento da procura, concentrámo-nos no crescimento da oferta e vimos os anúncios ativos aumentarem 37% ano após ano na região de Paris a partir do segundo trimestre de 2024”, refere a empresa.
Também o campeonato Europeu, acolhido pela Alemanha, foi um motor de crescimento durante o segundo trimestre. Segundo a empresa, as cidades onde foram organizados jogos viram um aumento nas noites reservadas, em média, superior a 20% ano após ano. Algumas cidades chegaram a registar um crescimento superior a 50%.
A par disto, a semana de 4 de julho assinalou a “maior semana de receitas de sempre na América do Norte” da empresa, que afirma que continua “a ver mais hóspedes a escolher a Airbnb para feriados e eventos importantes”.