Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

SIGA-NOS:

Lusófona debate “Turismo e Cinema: A Promoção de Destinos Turísticos no Grande Ecrã” esta quarta-feira

É já esta quarta-feira, 21 de setembro, às 18h00, que a Universidade Lusófona vai realizar a conferência “Turismo e Cinema: A Promoção de Destinos Turísticos no Grande Ecrã”, no âmbito do mestrado em Desenvolvimento e Gestão de Destinos Turísticos, que arranca no dia 26 de setembro. A conferência terá lugar na Sala Fernando Lopes na Universidade Lusófona, e contará com o TNews como Media Partner.

Pode assistir presencialmente ao evento, confirmando a sua presença aqui, ou assistir no canal de youtube.

Nesta conferência vai ser discutida a relação entre turismo e cinema, com enfoque particular no trabalho desenvolvido pelas Film Commissions em Portugal para atrair investimentos e promover destinos turísticos em todo o território nacional, bem como na experiência e visão de produtores de cinema com projetos relevantes neste âmbito.

A conferência tem início como uma sessão de abertura, presidida por Manuel José Damásio, administrador-adjunto da Universidade Lusófona e Coordenador FilmEU – Universidade Europeia de Cinema e Artes do Media. Em seguida, os participantes poderão ouvir o realizador de cinema e docente da Universidade Lusófona, Jorge Paixão da Costa, que antecede a mesa redonda com os responsáveis das Film Commissions em Portugal. Participam neste debate Sandra Neves, diretora executiva Portugal Film Commission; João Antero, presidente Alentejo & Ribatejo Film Commission; Francisco Dias, vice-presidente Center of Portugal Film Commission, e Carlos Sargedas, presidente Arrábida Film Commission.

A sessão de encerramento estará a cargo Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

A expressão “Film Tourism” é sintomática da importância que o cinema tem vindo a adquirir para a indústria do turismo. O turismo de cinema ou cine-turismo ou, ainda, turismo cinematográfico, começou por ser um nicho de mercado, segundo a Lusófona, cuja motivação de base dos visitantes é a exploração de destinos e locais popularizados pelo cinema.

Casos de estudo da utilização do cinema como ferramenta de promoção de destinos turísticos incluem a saga “Senhor dos Anéis”, que terá alavancado a Nova Zelândia como destino turístico com notoriedade global, ou a série televisiva “Guerra dos Tronos” com efeitos similares em relação a Dubrovnik, Croácia.

Mesmo em Portugal, logo em 1923, a longa-metragem os “Os Olhos da Alma” foi produzida pela Fortuna Filmes com a intenção declarada de fazer “propaganda” de Portugal no estrangeiro e atrair turistas. Quase um século depois de “Os Olhos da Alma” estrear – significativamente em Paris -, as atuais Film Commissions dão continuidade a este esforço de promoção de Portugal como destino turístico de excelência.

A conferência “Turismo e Cinema: A Promoção de Destinos Turísticos no Grande Ecrã” é organizada pelo Departamento de Turismo, em colaboração com o Departamento de Ciências da Comunicação, e o Departamento de Cinema e Arte dos Media da Universidade Lusófona.

O evento é de entrada gratuita. Confirme a sua participação aqui.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img