Em 2022, 38% dos portugueses vão celebrar a passagem de ano na sua própria casa, 24% escolhem passar a data em casa de amigos e 23% em casa de familiares. Este ano, apenas 1,35% menciona fazer a festa num hotel, 1,35% num restaurante e apenas 5,4% dos portugueses vão alugar uma casa, revela um inquérito da Escolha do Consumidor, que analisa as intenções dos portugueses para uma das noites de celebração mais aguardadas do ano.
Viajar para o estrangeiro é o plano de passagem de ano referido por 8% dos inquiridos, com 92% a ficarem em Portugal. 62% não vão passar nenhuma noite fora de casa, mas 21,5% conta estar fora uma noite, 7,6% planeia estar fora 2 a 3 noites e 6,3% entre 4 a 5 noites. Uma semana ou mais é o período de ausência indicado por 2,5% dos inquiridos. Para quem vai viajar, Barcelona, Marrocos e Havai estão entre os destinos mais procurados pelos portugueses.
Relativamente aos gastos, a maior parte dos consumidores (65%) planeia ser mais comedido na noite da passagem de ano e gastar, no máximo, até 100€. Cerca de 20% admite gastar entre 100€ a 200€ e 10% entre 200€ a 300€. Há ainda 3,8% dos consumidores que vão gastar mais de 500€ e apenas 1,3% vai gastar entre 400€ a 500€.
O estudo da Escolha do Consumidor também revelou que, no próximo ano, 19% dos inquiridos planeia viajar mais do que em 2022.
“Existem muitas expectativas em torno da passagem de ano, tanto ao nível das comemorações, como dos planos para um novo ciclo que começa, com portas abertas. Este ano vemos um consumidor mais comedido ao nível dos gastos e com planos de ficar maioritariamente em casa, com muito pouca gente a viajar ou a ir para hotéis. No entanto, percebe-se também uma grande vontade de voltar a viajar no próximo ano e até mesmo entrar num desafio imobiliário como a compra de casa. Apesar de ponderado, o consumidor continua a ter planos para o próximo que começa”, comenta José Borralho, CEO da Escolha do Consumidor.
O estudo foi realizado pela Escolha do Consumidor junto de um painel de 2000 consumidores, cuja amostra é representativa de consumidores com afinidade à categoria em estudo, realizado entre os dias 26 de novembro a 20 de dezembro.