Domingo, Novembro 16, 2025
Domingo, Novembro 16, 2025

SIGA-NOS:

Marca Açores promove gastronomia de Santa Maria com chefs e locais 

-PUB-spot_img

Para valorizar a gastronomia e os produtos regionais, a Marca Açores organizou uma ação especial na ilha de Santa Maria, proporcionando uma partilha de conhecimento entre chefs e locais. Com o objetivo de documentar tradições, receitas e produtos regionais, os chefs percorreram a ilha, valorizando o património gastronómico.

A ilha de Santa Maria foi cenário de uma ação de prospeção e formação, focada na valorização da cozinha tradicional, produtos endógenos e receitas populares, visando perpetuar tradições e aumentar a visibilidade da ilha e do seu património gastronómico. Esta iniciativa, promovida pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, através do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, com o apoio da Visit Azores, reuniu os chefs André Cruz, do restaurante Feitoria (1 estrela MICHELIN), João Sá, do restaurante Sála (1 estrela MICHELIN), ambos em Lisboa, e José Pereira, do restaurante Õtaka, em São Miguel, numa viagem de descoberta dos costumes marienses.

Entre os dias 8 e 11 de julho, os chefs visitaram produtores, cozinheiros locais, restaurantes e pequenos empresários para descobrir os melhores produtos de Santa Maria. A identificação das receitas tradicionais e o conhecimento dos produtos típicos da ilha permitiram uma troca de experiências, que incluiu também ações de formação orientadas pelos chefs, que introduziram novas técnicas e ideias para valorizar este legado gastronómico, cultural e agrícola.

António Ventura, secretário regional da Agricultura e Alimentação, sublinhou que “a identificação dos agroprodutos das ilhas açorianas e a sua promoção fora dos territórios tem sido um trabalho que temos vindo a construir, no âmbito da Marca Açores, numa valorização constante da alta qualidade do produto açoriano”. 

Durante a iniciativa, os chefs visitaram vários pontos de interesse, com foco na qualidade dos produtos locais, na autenticidade e sustentabilidade da sua produção, sensibilizando a importância de manter as suas características únicas.

Nascido em Santa Maria, o chef José Pereira, atualmente morador em São Miguel, aproveitou esta experiência para avaliar a oferta gastronómica atual da ilha e perceber a perspetiva dos seus colegas. “É muito interessante perceber como quem vem de fora vê potencial em produtos a que nós estamos tão habituados que nos leva a prepará-los sempre da mesma forma”, refere o chef José Pereira.

Outro destaque das visitas foi a recuperação da tradição vitivinícola, com castas como Verdelho, Arinto dos Açores e Terrantez do Pico, que está a ser fomentada perto da população local para aumentar a produção e apostar no vinho como produto de excelência, especialmente para o turismo. As vinhas, plantadas em socalcos nas encostas, estão sujeitas a condições extremas, mantendo uma tradição de mais de 600 anos. No dia 18 de maio deste ano, a ilha de Santa Maria viu os seus primeiros vinhos certificados com a Indicação Geográfica Açores, um branco Verdelho, feito a partir casta nobre açoriana.

A meloa, estrela da ilha, tem características únicas, com polpa alaranjada, textura macia, sabor doce e um aroma intenso. Estas especificidades valeram-lhe a Indicação Geográfica Protegida (IGP) e a certificação Marca Açores, um selo que garante a origem e alta qualidade dos produtos açorianos. Esta certificação, promovida pelo Governo dos Açores, é essencial para valorizar a identidade açoriana, incentivando a população a conservar a regionalidade, perpetuando produtos locais, receitas tradicionais e serviços como restauração, hotelaria e empresas de turismo, preservando a cultura, tradições e natureza açorianas.

Além da identificação das especificidades de Santa Maria, a ação da Marca Açores teve uma componente pedagógica, com workshops orientados pelos chefs, dirigidos à restauração local. As sessões visaram transmitir novas técnicas e criar uma maior consciência do aproveitamento total dos produtos, ampliando a expressão dos produtos e receitas regionais nos menus dos restaurantes, mantendo a essência mariense.

A culminar a iniciativa, realizou-se um jantar no restaurante Ponta Negra, preparado pelos três chefs e pelos participantes dos workshops, utilizando produtos típicos da ilha como os nabos e a Meloa IGP, harmonizado com vinhos e cervejas artesanais de Santa Maria. 

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img