As empresas de viagens estão cada vez mais a recorrer à rede social TikTok para aumentar o seu reconhecimento e atrair novos clientes. Embora a app seja muito popular há alguns anos, algumas marcas de viagens só agora despertaram para o mundo do TikTok.
Um artigo da PhocusWire sobre o tema dá o exemplo da Booking.com que lançou sua primeira campanha centrada no TikTok, chamada TikTokMadeMeBookIt, no passado dia 20 de julho. A empresa está oferecer sete viagens. Para se habilitarem a ganhar, os usuários do TikTok devem morar nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha ou Japão, “gostar” do vídeo, seguir @bookingcom – e identificar um amigo.
Ao fazer sua estreia no TikTok, a Booking.com visa inspirar as pessoas a viajar, criar interações positivas com a marca e fazer com que as pessoas pensem na marca como líder em viagens, diz Laura Kaye, diretora de social media da Booking.com, citada no artigo.
“A comunidade TikTok já está ativamente engajada no conteúdo de viagens – #travel tem mais de 90 bilhões de visualizações – então é natural que a Booking.com seja uma parte ativa disso”, diz Kaye.
A experiência da empresa no aplicativo será uma chance para Booking.com aprender sobre os usuários do TikTok, assim como será para os usuários do aplicativo aprenderem sobre Booking.com.
“Nós realmente não sabemos o que a comunidade TikTok está procurando”, diz Kaye. “Estamos usando o lançamento para construir uma audiência e estamos atraindo pessoas oferecendo viagens e lançando um monte de conteúdo diferente para ver o que está repercutindo.”
Kaye considera o vídeo um formato especialmente eficaz para promover marcas de viagens: “Você pode realmente transmitir a experiência de uma viagem – do voo à acomodação, a uma leve brisa ao pôr do sol ao lado da piscina enquanto saboreia uma bebida gelada”.
A Booking.com está trabalhando com influenciadores, também chamados de “porta-vozes”, que a empresa normalmente define como tendo um milhão ou mais de seguidores.
“Estamos pagando influenciadores para contar à sua comunidade sobre as mensagens focadas no Booking.com”, diz Kaye, “mas estamos pedindo que eles contem a história da maneira que seu público estiver mais interessado em ouvi-la”.
A agência de viagens online também está a fazer parceria com criadores de conteúdo, que têm um público inferior a 100.000. Os criadores de conteúdo produzirão e partilharão conteúdo no canal TikTok da Booking, em vez de seus próprios canais. “Estamos aproveitando-os como produtores de conteúdo”, diz Kaye.
A Kayak, também de propriedade da Booking Holdings, está igualmente a aprender à medida que avança. A estratégia de marketing da empresa é “encontrar viajantes onde quer que estejam, e cada vez mais isso significa TikTok”, diz Matt Clarke, vice-presidente de marketing da Kayak na América do Norte. O objetivo do Kayak, diz Clarke, é conectar-se com novos públicos – viajantes que naturalmente não pensariam no Kayak quando estão a planear uma viagem.
“Ainda estamos nos primeiros dias de testes e aprendizado do que ressoa com nossos viajantes, então nossa abordagem é amplamente orgânica com o objetivo de escalar onde encontramos sucesso”, diz Clarke.
Clarke compara o TikTok ao Facebook quando foi lançado: “Precisávamos fazer alguns testes significativos para aprender como usá-lo para gerar reservas – e esse será nosso objetivo aqui também. As pessoas vêm ao TikTok para entretenimento e, por isso, estamos a tentar fornecer isso através dos nossos vídeos.”
O Skyscanner é outra marca que está ainda a explorar a sua presença no TikTok. De acordo com um porta-voz, o TikTok é uma ótima maneira de conectar-se com os viajantes na fase de descoberta de sua jornada. A marca ainda não postou vídeos, mas planeia lançar seu canal TikTok internamente e com influenciadores.
“Queremos que o Skyscanner seja a prioridade dos viajantes quando eles estiverem começando a pensar em tirar férias, principalmente porque os voos costumam ser um dos primeiros elementos que os viajantes consideram ao decidir qual destino específico visitar”, diz o porta-voz.
Outras marcas ativas no TikTok incluem Expedia.com, Viator, Airbnb e Ryanair.