Ao largo da costa do Dubai, o grupo imobiliário Kleindienst Group está a planear criar um recife de coral com 500.000 metros quadrados.
O Kleindienst Group, criador do megarresort Heart of Europe, que faz parte de uma rede de ilhas artificiais chamada “The World”, criou o The Coral Institute para cuidar e regenerar corais.
Para isso está a ser usada a técnica da “fragmentação” que consiste em cortar pedaços de coral permitindo que cada coral se regenere centenas de vezes.
Estes pedaços de coral serão armazenados em tanques de água, monitorados e alimentados por uma equipa de biólogos marinhos até crescerem o suficiente para criar um recife.
“O Coral Institute manterá e protegerá o stock genético de corais … em redor do Golfo Pérsico”, disse Josef Kleindienst, presidente do Kleindienst Group, à CNN.
Um estudo de 2018 descobriu que 73% dos corais nos Emirados Árabes Unidos foram eliminados pelo branqueamento, em grande parte devido às mudanças climáticas e à atividade humana.
Kleindienst Group diz que o objetivo do Heart of Europe é mostrar que o desenvolvimento e a vida marinha podem coexistir num ambiente sustentável. Os corais contribuirão para tornar o local ecológico e tornar-se-ão uma característica paisagística.