A Meliá Hotels International terminou 2024 com um lucro de 162 milhões de euros, um crescimento de 24,5% face a 2023. Já o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) foi de 533,6 milhões de euros. Segundo o comunicado de imprensa, as receitas aumentaram 6,4% para 2.056 milhões de euros.
“2024 foi um ano positivo para a nossa empresa, pois recuperámos completamente dos danos causados pela pandemia. Cumprimos com as metas impostas no início do ano, no que diz respeito à melhoria de negócio e à consolidação financeira, e ultrapassámos os níveis de receitas e lucros anteriores à pandemia”, referiu Gabriel Escarrer, presidente e CEO do grupo.
A Meliá Hotels International destacou ainda o aumento de 10,7% do RevPAR global, com 75% do crescimento impulsionado pela melhoria de preços. As receitas do grupo, excluindo as mais-valias, aumentaram 4,4% para 2,013 milhões de euros.
O Melia.com e outros canais próprios representaram 50% das vendas centralizadas, com a MeliaPro, a plataforma de vendas B2B, apresentando um aumento de 21% face a 2023.
Em 2024, a Meliá assinou 34 novos hotéis, adicionando, assim, mais de 5 mil quartos ao seu portfólio. Além disso, abriu 19 hotéis no ano passado, todos sob contratos de gestão, adicionando aproximadamente 3 mil quartos ao seu portfólio. Atualmente, o pipeline inclui 72 hotéis com mais de 13 mil quartos.
2025 começou com perspetivas promissoras
O ano de 2025 começou com perspetivas promissoras, confirmando uma forte procura e uma normalização do ritmo de crescimento, de acordo com a informação divulgada. O segmento de férias teve um desempenho positivo nas Ilhas Canárias, Cabo Verde e Caraíbas, enquanto as capitais europeias registaram um bom desempenho no segmento urbano.
As reservas registaram um crescimento sólido, com um aumento elevado de um dígito em todos os segmentos em comparação com o ano anterior. A campanha da Black Friday registou um aumento de 26% nas vendas e um aumento de 5% na tarifa média, proporcionando um “forte início de ano”. Já o segmento de MICE registou um aumento de 16% nas reservas confirmadas para 2025.
Ainda em 2025, a Meliá Hotels International espera um aumento médio de um dígito no RevPAR. Além disso, prevê a assinatura de 25 a 30 hotéis em 2025, e a abertura de pelo menos 20 hotéis, um a cada duas semana.