O NEST – Centro de Inovação do Turismo, em colaboração com a Universidade da Beira Interior (UBI), o Turismo de Portugal e a Associação Termas de Portugal, entregou as primeiras bolsas de mestrado e doutoramento, no passado dia 7 de junho. Estas bolsas financiam os projetos de investigação de estudantes da UBI nas áreas de inovação de produto e serviços, marketing e comunicação, e eficiência energética.
Em colaboração com a Universidade da Beira Interior, o Turismo de Portugal e a Associação Termas de Portugal, o NEST entregou duas bolsas de mestrado e duas de doutoramento a quatro estudantes. Estas bolsas, que têm o valor de 2.5 mil euros por ano para alunos de mestrado e 5 mil euros para alunos de doutoramento, financiam os projetos de investigação de estudantes da UBI nas áreas de inovação de produto e serviços, marketing e comunicação, e eficiência energética.
Segundo o Memorando de Entendimento assinado em maio de 2023 pelo NEST, pela Universidade da Beira Interior (UBI), pelo Turismo de Portugal e pela Associação Termas de Portugal, esta iniciativa tem como objetivo apoiar a investigação nas áreas de desenvolvimento de produto, marketing e eficiência energética. Além disso, pretende impulsionar a inovação aplicada a produtos turísticos associados ao recurso água mineral natural.
Este ano, as bolsas foram atribuídas a alunos que pretendem investigar as potencialidades das águas termais em diferentes áreas. Lucile Bonneau vai estudar a eficácia das águas termais no tratamento de doenças como a rinite alérgica, e Maurício Barbosa Pereira vai avaliar os efeitos terapêuticos destas águas em doenças respiratórias.
Do ponto de vista da condição física e como forma de prevenção de outras doenças, Mariana Pombal Feijó vai investigar as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias das águas minerais sulfurosas na manutenção de tecido adiposo saudável, e Paula Maria Castelo Piedade Proença vai usar como objeto de estudo as termas de São Pedro do Sul, ao explorar a importância das redes de colaboração na transformação sustentável das cidades termais europeias.
Roberto Antunes, diretor executivo do NEST, comentou que estão “satisfeitos com a entrega das primeiras bolsas de investigação aos estudantes de mestrado e doutoramento”. O diretor executivo do NEST espera que a iniciativa atraia jovens para o setor e que incentive a criação de novos produtos e serviços que atendam às necessidades de turistas cada vez mais exigente e comprometidos com valores ambientais. “Acreditamos que estas bolsas irão impulsionar a investigação e, consequentemente, a competitividade de Portugal no mercado global do turismo. Afinal, o desenvolvimento deste segmento não só alavanca tendências como pauta no PRT – Plano Reativar o Turismo, como prioridade estratégica”, acrescentou.
Sílvia Socorro, vice-reitora da UBI e entidade responsável pela investigação, disse que este programa de BOLSA NEST TERMAL+/UBI vai promover uma maior aproximação entre a investigação e o setor empresarial, com um foco específico nos interesses e necessidades dos atores locais na área do termalismo, assim como da população. “A qualidade da investigação realizada na UBI, especialmente nas áreas identificadas nos projetos apresentados a concurso, será um garante de que sairão daqui resultados científicos de grande relevância e impacto, e com potencial de alterar o panorama atual do contexto termal e suas aplicações”, afirmou.
O NEST está a financiar as BOLSA NEST TERMAL+/UBI pela primeira vez e selecionou a UBI devido à sua especialização académica na área de termalismo. “A escolha da UBI para esta parceria deve-se ao facto de a região Centro possuir a maioria dos ativos relacionados às termas e ser a instituição com maior conhecimento especializado a nível nacional nesse campo”, explicou Roberto Antunes.
As bolsas de estudo vão ser entregues anualmente e a próxima edição ocorre no último trimestre do ano.