Segunda-feira, Dezembro 9, 2024
Segunda-feira, Dezembro 9, 2024

SIGA-NOS:

NOVA de Lisboa lança pós-graduação que pretende ser “um marco importante e refrescante na formação” em turismo

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img

A Universidade NOVA de Lisboa lançou recentemente uma pós-graduação em “Leading Tourism & Hospitality”, que visa qualificar os líderes da transformação do Turismo e Hospitalidade em Portugal, com base nos novos desafios que o setor enfrenta, nomeadamente a transformação digital, a sustentabilidade, a inovação e a resiliência. Em entrevista ao TNews, Pedro Saraiva, vice-reitor da Universidade NOVA de Lisboa para a Inovação Organizacional e Transformação Digital e Coordenador da plataforma TOHO, partilhou os principais objetivos desta pós-graduação, que pretende ser um “marco importante e refrescante na formação em turismo”, bem como os tópicos que aborda, as saídas no mercado profissional e a quem se destina.

De que se trata esta pós-graduação?

A nova pós-graduação “Leading Tourism & Hospitality” corresponde a um programa inovador que acreditamos representar um marco importante e refrescante na formação dos líderes para o futuro e transformação do turismo e hospitalidade em Portugal. Foi desenvolvida e amadurecida ao longo de mais de um ano pela Plataforma de Turismo e Hospitalidade da NOVA, que mobiliza todas as Faculdades, Escolas e Institutos da NOVA, tendo em atenção as necessidades partilhadas pelos agentes do setor, as grandes tendências de evolução do turismo e contributos obtidos através de ferramentas de inteligência artificial.

“Este programa distingue-se pela sua natureza interdisciplinar, envolvendo docentes de oito unidades orgânicas da NOVA, que trazem perspetivas e ambientes de aprendizagem diferenciados”

Além disso, integra e combina múltiplas áreas do conhecimento, vocacionadas para enfrentar de forma holística os novos desafios que o turismo enfrenta (como transformação digital, sustentabilidade, inovação e resiliência), ajudando a qualificar os líderes da transformação do Turismo e Hospitalidade em Portugal.

A primeira edição deste programa, que conta também com financiamento público assegurado pelo PRR, o que permite também facultar aos alunos descontos significativos nos valores da propina, vai contar com a participação de cerca de 25 docentes da NOVA, além de oradores internacionais e da participação ativa de entidades externas, nomeadamente as que são parceiras da iniciativa: Turismo de Portugal; Grupo Pestana; Details Hospitality, Sports and Leisure; AHP e APAVT.

Estes parceiros, além de colaborarem na divulgação e promoção da iniciativa, podem vir igualmente a disponibilizar oradores, exercícios práticos, casos de estudo, visitas organizadas, desafios para os projetos finais que os alunos irão abordar, além de eventuais oportunidades para realização de estágios ou ao nível do recrutamento de recursos humanos.

Quais os tópicos que aborda?

A pós-graduação contempla, portanto, cinco unidades curriculares obrigatórias, três opcionais e a concretização de projeto de inovação, centrado na aplicação de conhecimentos a um caso real.

As disciplinas obrigatórias são as seguintes: Understanding the Tourism Landscape in the Digital Age; Data Analytics for Smart Decision-Making in Tourism; Sustainable Tourism Management; Tourism Adaptive Leadership in Uncertain Times; e Tourism Risk Management.

Por sua vez, as disciplinas opcionais contemplam o seguinte leque de alternativas: Design Thinking for Customer-Centric Tourism; Building Resilient Tourism Supply Chains; Enhancing Cultural Competence/ Diversity Management; Tourism Marketing and Communication in a Competitive Landscape; Health & Safe Tourism; e Gastronomic Innovation.

“A estrutura curricular e os conteúdos Programados foram desenhados com base nas necessidades emergentes identificadas pelo setor”

Que saídas é que tem no mercado de trabalho?

Esta pós-graduação visa qualificar diferentes tipologias de profissionais, que ficarão capacitados para exercer um leque alargado de funções de liderança e transformação no turismo e hospitalidade, tendo em atenção o tipo de tópicos cobertos, mas igualmente a natureza aplicada das aprendizagens, em alinhamento com as necessidades dos agentes do setor.  É um programa que vai proporcionar o desenvolvimento da carreira para pessoas com potencial de liderança, profissionais já integrados no setor, mas igualmente empreendedores ou empresários que queiram apostar na transformação do turismo e hospitalidade.

Apesar do lançamento público do programa ter tido lugar esta semana, além do interesse já manifestado por potenciais alunos e diferentes parceiros, já fomos igualmente contactados por entidades que gostariam de conhecer os diplomados desta primeira edição.

Quais são as habilitações adquiridas no final da pós-graduação?

A pós-graduação vai permitir capacitar e preparar profissionais para participar e liderar as importantes transformações do setor, capazes de criar valor e de enfrentar os desafios do futuro no setor do Turismo e Hospitalidade.

Corresponde-lhe a atribuição de um diploma final por parte da NOVA com reconhecimento de um esforço equivalente a 40 créditos ECTS, que se desenvolve em horário pós-laboral, com início em outubro e ao longo de dois semestres, com aulas a terem lugar duas vezes por semana, por forma a ser compatível com o exercício de atividades profissionais por parte dos alunos.

Adicionalmente, acreditamos que os alunos da pós-graduação “Leading Tourism and Hospitality” irão ainda poder beneficiar das seguintes oportunidades adicionais: networking com outros profissionais e entidades do setor, o que pode ser crucial para a criação de novas parcerias e projetos conjuntos; conhecimento de uma diversidade de valências da NOVA, dada a natureza interdisciplinar assumida e a possibilidade de conhecer múltiplas realidades, ambientes de aprendizagem, investigação e inovação; e desenvolvimento pessoal e profissional, com a criação de novas possibilidades de evolução e afirmação em organizações nacionais ou internacionais de turismo ou hospitalidade.

Porque criaram esta pós-graduação?

Portugal é um país que possui imensos atributos valiosos, que posicionam o país enquanto um dos destinos turísticos mais procurados e competitivos do mundo. Este setor, de inegável relevância, contribui aproximadamente com 16% do nosso PIB e emprega mais de 400 mil pessoas, tendo demonstrado imenso sucesso e resiliência. Importa por isso mesmo ajudar a reforçar os níveis de qualificação, inovação e transformação do turismo e hospitalidade, de modo a construir um futuro sustentado e competitivo, assente na criação de valor.

A NOVA acredita ter um papel importante, diferenciado e relevante nesta transformação, através das suas faculdades, mas também de apostas crescentemente interdisciplinares, dinamizadas pela Plataforma de Turismo e Hospitalidade da NOVA, que conta com a participação ativa da totalidade das suas Faculdades, Escolas e Institutos. Através das múltiplas iniciativas de interação com agentes do setor foi possível identificar uma oportunidade de aposta na criação de uma oferta formativa deste tipo, vocacionada para capacitar agentes da mudança e transformação, com a colaboração de todos os envolvidos e igualmente a afetação de financiamento disponibilizado pelo PRR para a concretização desta primeira edição em condições especiais junto dos alunos.

Qual é o preço da pós-graduação?

Nesta sua primeira edição, e por contar igualmente com financiamento público do PRR, no âmbito do projeto Tourism International Academy, a propina para a pós-graduação “Leading Tourism and Hospitality” tem o valor de 2460€.

Que faculdade assume a coordenação do curso?

A coordenação da primeira edição fica a cargo da NOVA FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia, mas com o envolvimento ativo de outras seis Faculdades, Escolas ou Institutos da NOVA.

A quem se destina esta pós-graduação?

A pós-graduação “Leading Tourism and Hospitality” destina-se a todas as pessoas que pretendem fazer face aos desafios do turismo e hospitalidade, com funções ou potencial de liderança na transformação, inovação, mudança e evolução do setor, incluindo: profissionais de hotelaria, restauração ou agências de viagens; quadros superiores com potencial de evolução na carreira; e empreendedores e empresários do setor.

A pós-graduação foi desenhada e direciona-se para todos aqueles que desejem promover o seu desenvolvimento pessoal e profissional para melhor enfrentar os novos desafios que se colocam ao turismo e hospitalidade, através da primeira edição de um programa ambicioso, inovador e multidisciplinar, disponibilizado pela NOVA para ajudar a transformar o turismo em Portugal.

“A pós-graduação ‘Leading Tourism and Hospitality’ destina-se a todas as pessoas que desejem promover o seu desenvolvimento pessoal e profissional”

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img