Quarta-feira, Novembro 19, 2025
Quarta-feira, Novembro 19, 2025

SIGA-NOS:

Nova FCT quer “capacitar líderes e futuros líderes” do turismo com pós-graduação “holística”

-PUB-spot_img

“Leading Tourism & Hospitality” é a mais recente pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa, lançada em 2024. Com a segunda edição a iniciar-se em outubro, Nélia Câmara, diretora da Escola de Executivos da NOVA FCT, destaca a abordagem “holística” do curso, o primeiro a envolver todas as faculdades da instituição, com o objetivo de “capacitar líderes e futuros líderes” do turismo e hospitalidade.

Coordenado pela Escola de Executivos da NOVA FCT, o programa foi financiado pelo PRR na sua edição inaugural, em 2024, distinguindo-se por reunir contributos de todas as faculdades da Universidade Nova na sua conceção.

“O objetivo desta primeira edição era fazer algo diferente e que tivesse em conta as necessidades do mercado, por isso é que [o curso] demorou tanto tempo a ser desenhado — um ano — e envolveu, para além de todas as faculdades da Nova, parceiros do mercado. Pretendíamos ter uma pós-graduação holística com os vários saberes”, começou por afirmar Nélia Câmara, em entrevista ao TNews.

O balanço da primeira edição é “muito positivo”, disse a responsável pela coordenação da pós-graduação. “O número máximo de alunos que iríamos permitir era 30. Tínhamos uma estimativa que talvez chegássemos aos 20-25 e a realidade é que tivemos mais do que 30, portanto tivemos de recusar alguns [candidatos]. Acabámos por fazer a pós-graduação com 30 participantes”.

Para além de exceder as expectativas em número, o curso atraiu “perfis muito séniores”. Estes 30 alunos na primeira edição, “na sua grande maioria, foram C-level, ou seja, diretores executivos e CEOs”, indicou Nélia Câmara, acrescentando que “ter estas pessoas tão séniores acabou por trazer exigência e fez com que fosse quase um trabalho em conjunto”.

O curso é maioritariamente online, com oito módulos, cada um com uma sessão presencial no formato seminário. “É uma oportunidade para criar conexões entre alunos e com players do mercado e, ao mesmo tempo, debater temas que são interessantes dentro do tópico de cada módulo”, explicou.

O corpo docente contou com mais de 30 professores, entre académicos e profissionais de turismo, o que, segundo Nélia Câmara, “traz o desafio de juntarmos a academia com o setor”.

Segunda edição arranca em outubro com parceiros “ainda mais ativos”

Na sua estreia, a pós-graduação contou com o Turismo de Portugal, o Grupo Pestana, a Details – Hospitality, Sports, Leisure, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) como parceiros. Para a segunda edição, juntam-se o Fórum Turismo e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). 

O curso regressa no mês de outubro. As inscrições já estão abertas e o preço da pós-graduação situa-se nos quatro mil euros, com a possibilidade de obter bolsas de mérito, bem como descontos de parceiros e de early bird.

Relativamente à adesão, Nélia Câmara avançou que “começámos a campanha de marketing há cerca de um mês, já temos muitos interessados e já temos inscritos”. 

Após alcançar a chancela dos conselhos científicos das várias faculdades da Nova, o formato vai manter-se, mas com pequenos ajustes. “Uma conversa que estamos a ter com os parceiros é para serem ainda mais ativos, nomeadamente no projeto final”, adiantou.

A diretora da Escola de Executivos da NOVA FCT referiu ainda que “aquilo que vamos mudar é com base no feedback dos alunos e dos professores”, disse. “Há docentes que vão mudar, há algumas alterações operacionais que vamos fazer e há também mais visitas. Na parte do projeto final, já lançámos também o desafio aos parceiros de trazerem casos reais”.

Acrescentou ainda que, “na segunda edição, os alunos do primeiro ano querem ser embaixadores e temos muitos testemunhos que estão a surgir nas redes sociais. Querem fazer parte e querem contribuir porque, no fundo, estão à frente do setor e têm todo o interesse que esta formação continue a capacitar os jovens para o futuro”.

Curso vai formar “líderes preparados para pensar e agir de forma estratégica”

O principal objetivo desta pós-graduação é preparar líderes capazes de enfrentar os desafios atuais e futuros do setor do turismo e hospitalidade. “Portugal é hoje um caso de sucesso no turismo mundial, mas enfrenta, como os outros países, novos desafios que decorrem da inteligência artificial, de um mundo cada vez mais digital, dos temas da sustentabilidade, entre outros. Portanto, estes novos desafios exigem líderes preparados para pensar e agir de forma estratégica”, explicou a coordenadora do curso.

O curso aposta numa visão “holística”, cruzando saberes como a gastronomia, dados, património, saúde, realidade virtual, inteligência artificial, liderança e design, de acordo com Nélia Câmara. Entre os temas abordados está igualmente a capacitação de talento, sendo que “sem ela não é possível mantermos o nível de sucesso e estarmos aptos para conseguir lidar com os desafios que irão chegar”.

“A competitividade futura passará por sustentabilidade, por inovação e por gestão inteligente de recursos. E é neste contexto que a Nova, com as suas várias faculdades, se posiciona como agente ativo da transformação, preparando profissionais para um turismo mais sustentável, diversificado e tecnologicamente mais avançado”, sublinhou Nélia Câmara.

A pós-graduação foca-se em liderança, visando “preparar profissionais do setor, empreendedores que queiram certificar-se nesta área, ou até profissionais que queiram mudar de carreira”.

“São líderes como CEOs ou diretores de primeira linha, mas [a pós-graduação] também é muito importante para, por exemplo, responsáveis por equipas que já estão no plano de sucessão para virem a ser líderes no futuro. Também temos alguns empreendedores que estão [no curso] porque querem investir num hotel ou abrir o seu próprio negócio, e procuram saber mais para fazer face aos desafios”, referiu a responsável, frisando que “o mundo está em mudança e a formação ao longo da vida, hoje mais do que nunca, é muito importante”.

Nova FCT nas rédeas da pós-graduação em “Leading Tourism & Hospitality”

O “desafio” de criar um curso que envolvesse as nove faculdades da Universidade Nova de Lisboa surgiu de Nélia Câmara, Eurico Cabrita, diretor para a Inovação e Investigação da Nova FCT, Inês Perez, COO da Plataforma sobre Turismo e Hospitalidade da Nova, e Pedro Saraiva, antigo vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa para a Inovação Organizacional e Transformação Digital.

Nélia Câmara realçou que, apesar de as faculdades da Nova trabalharem em conjunto em vários projetos, “todas juntas desenharem uma pós-graduação nunca tinha acontecido, passando por todos os conselhos científicos”.

“Ser a Nova FCT, nomeadamente a Escola de Executivos, a coordenar as nove faculdades e, depois, chegar ao fim e ver o brilho dos alunos, o facto de quererem ser embaixadores das próximas edições, de virem às cerimónias do curso, deixa-nos com [a sensação de] dever cumprido. O turismo e a hospitalidade precisam de se basear cada vez mais na ciência e na tecnologia”, concluiu.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img