A Rede Nacional de Assistência (RNA) e a Sociedade Mediadora de Seguros (SGS) passaram a disponibilizar um serviço de “Apoio ao Passageiro por Cancelamento, Recusa de Embarque ou Atraso de Voo”, através de uma participação online e “sem qualquer retenção do valor previsto na legislação, quando aplicável”, indicam as empresas em comunicado.
Qualquer companhia aérea está sujeita a problemas relacionados com o cancelamento e/ou atraso de voos, bem como a recusa de embarque. As causas podem ser variadas, desde problemas técnicos, tráfego aéreo, ou overbooking. Nestes casos, ou semelhantes, os passageiros podem exigir da companhia aérea o disposto no Regulamento (CE) 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho ou pela Convenção de Montreal. No entanto, a RNA e SGS relembram que esse processo pode ser “moroso e confuso” para o viajante.
Com a nova solução de seguro, o segurado pode contar com uma “equipa especializada” para tratar do todos os detalhes do processo, “poupando tempo e novos incómodos”, e recebendo na íntegra o valor que vier a ser assumido pela companhia aérea.
A RNA e a SGS disponibilizam ainda a Consulta do Viajante, que permite conhecer os cuidados necessários relativos à realização da viagem, a Assistência Pets em Viagem, para quem viaja com o seu animal de companhia, e a Consulta Médica Online.
A participação do sinistro pode ser efetuada através do novo Portal de Assistência e Sinistros de Viagens.