A Câmara do Porto anunciou esta terça-feira, dia 26, que o novo valor da Taxa Municipal Turística, que passa de dois para três euros, por pessoa, vai começar a ser aplicado a partir de domingo, 1 de dezembro.
“De forma a suportar a despesa associada à procura atual por parte dos turistas, os alojamentos da cidade passam, a partir de 1 de dezembro, a aplicar o novo valor da Taxa Municipal Turística. Dos anteriores dois euros, cada noite dormida no Porto vai passar a custar três euros por pessoa”, refere a autarquia.
O aumento do valor da taxa turística deve-se à despesa associada ao turismo e suportada pelo município em 2023 em áreas como a cultura, património, ambiente, energia, qualidade de vida, urbanismo e mobilidade.
A taxa é paga por cada pessoa com mais de 13 anos, por noite, até um máximo de sete noite seguidas. Não se aplica, no entanto, em estadias motivadas por atos médicos, situações de despejo ou desalojamento, a portadores com deficiências, a peregrinos em albergues, instalação temporário pelos organismos sociais públicos ou deslocados por razões de conflito nos países de origem
A alteração desta taxa foi aprovada por maioria, no passado dia 19, em Assembleia Municipal do Porto. Em 2023, a despesa associado ao turismo rondou 15,5 milhões de euros, o que, dividindo pelos 5,5 milhões de dormidas na cidades, representa um custo de 2,81 euros por dormida.