O setor do turismo registou um aumento significativo de queixas em 2025, com mais de 4.500 reclamações desde o início do ano, um crescimento de 17% face ao mesmo período de 2024, revela uma análise do Portal da Queixa por ocasião do Dia Mundial do Turismo, assinalado a 27 de setembro. São os sites de reservas de viagens e companhias aéreas que lideram o ranking de insatisfação dos consumidores.
Entre 1 de janeiro e 21 de setembro, o Portal da Queixa recebeu 4.654 reclamações relacionadas com hotéis, viagens e turismo, contra 3.970 queixas registadas em igual período de 2024. As subcategorias mais visadas são Sites de Reservas de Viagens, com 48% das queixas, Companhias Aéreas (20%) e Sites de Reservas de Alojamento (mais de 12%). Outras categorias com destaque incluem Marketplaces de Viagens, Agências de Viagens e Hotéis.
A análise aponta os principais motivos de reclamação: problemas com pagamentos representam 47,14% das queixas, abrangendo falhas em transações, recusa de reembolso, aumentos de preços ou cobranças indevidas. O incumprimento de normas e condições contratuais e de segurança surge em 15% dos casos, enquanto a má qualidade de serviços e instalações motiva 13% das queixas. Problemas com reservas respondem por 9,18%, e falhas de atendimento e comunicação somam 8,04%.
Os dados revelam ainda que 55,65% das reclamações foram feitas por mulheres, com a faixa etária entre os 25 e os 34 anos a ser a mais ativa (27,40%).
O Dia Mundial do Turismo, celebrado anualmente desde 1980, visa sensibilizar para a importância do setor como motor de desenvolvimento económico, social, cultural e político. Em 2025, a Organização das Nações Unidas para o Turismo (ONU Turismo) propõe como tema “Turismo e transformação sustentável”, sublinhando o papel do turismo na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.



