Quinta-feira, Setembro 29, 2022
Quinta-feira, Setembro 29, 2022

SIGA-NOS:

O caso de sucesso da Ryanair no TikTok

O TikTok tem demonstrado um enorme crescimento nos últimos anos e, em 2022, deverá tornar-se na terceira maior rede social do mundo, logo atrás do Facebook (agora Meta) e do Instagram. Como resultado, muitas companhias aéreas começaram a pensar em formas de potencializar o TikTok. A Ryanair, de acordo com a Simpliflying, está a fazer o melhor trabalho e a demonstrar o potencial que esta rede social tem para as marcas.

A equipa de marketing da Ryanair “sabe o que está a fazer”. A escolha das músicas para os TikTok’s (privilegiam músicas que estão em tendência, o que significa que é mais provável que o TikTok se torne viral), o humor virado para os Gen Z, e referências culturais revelam que compreendem e consomem a rede social a um nível pessoal, defende a Simpliflying.

Com um tom irreverente, muito humor e com a perda de um tom de voz corporativo a empresa satiriza situações do quotidiano envolvendo passageiros, companhias rivais e até com a própria Ryanair.

@ryanair

Bestie how else will I make bank i’m sorry🤧 #ryanair #airline #traveleurope #cabincrew

♬ umm.. yeah – andrew
Neste vídeo, a companhia aérea ironiza: “quando reservas um voo por 9,99€ e ainda me perguntas se vou cobrar extra pela bagagem”.

A equipa do TikTok defende a estratégia “Make TikTok’s not Adverts”, ou seja, “Faz TikTok’s, não anúncios”, e começou a criar conteúdos envolventes e desenvolvendo uma personalidade online que contraria a estratégia de marketing empresarial “B2C”, que as marcas empregam através de canais de marketing alternativos.

Através de vídeos e “memes” engraçados, ao participar nas tendências e através da participação ativa na secção de comentários, a Ryanair conseguiu conectar-se melhor com os seus consumidores, principalmente os mais jovens.

Isto reflete-se no número de seguidores, que já atingiu 1,6 milhões, e nas centenas de milhares de visualizações por vídeo. Muitos utilizadores que seguem a companhia aérea no TikTok, residentes na América do Norte e na região Ásia-Pacífico, começaram a pedir à Ryanair, nos comentários, que criasse rotas para os seus países.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img