Sábado, Dezembro 7, 2024
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O Impacto da Digitalização no setor do Turismo

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A Digitalização das empresas e setores tem sido uma das principais preocupações da União Europeia e do Mundo em geral. Ano após ano são criados novos fundos para o desenvolvimento das empresas que contemplam a Digitalização como um dos principais focos de investimento. Em 2019 o digital representava 700 biliões de dólares para o mercado do turismo.

De que modo a digitalização impactou o turismo?

O setor do turismo e seus afiliados são dos que mais sofreram alterações no comportamento dos consumidores face ao desenvolvimento das plataformas digitais. Atualmente todo o processo de decisão de compra dos consumidores já não é o mesmo de há 15 anos atrás e certamente não será o mesmo daqui a 15 anos. O antigo modelo de venda através de retalhistas como agências de viagens já não é suportado pelos critérios da atualidade. Hoje em dia estamos perante um consumidor informado, que utiliza a internet como sua vantagem procurando saber mais sobre determinado hotel, destino ou serviço.

Em 2019, segundo dados da plataforma Condor Ferries, os hotéis depararam-se com mais de 80% das reservas a serem realizadas através de plataformas online. Isto significa que o mercado mudou completamente a forma como compra e atualmente mais de 80% das pessoas reservam online.

Nesse mesmo ano, o mercado das reservas online estava avaliado em cerca de 700 biliões de dólares. Após o COVID-19 estima-se que o mercado venha a ser avaliado em 817 biliões de dólares.

Quantas pessoas pesquisam antes de reservar ou viajar?

Segundo dados da plataforma Trekksoft, cerca de 90% das pessoas pesquisa informações referentes aos destinos de viagem, hotéis e outros serviços antes de reservar ou comprar a sua viagem. Desses 90%, cerca de 80% reserva online.

Em termos estatísticos apenas em Julho de 2019, ou seja, no período temporal de 1 mês, estas duas plataformas registaram mais de 900 milhões de utilizadores! Um estudo da Google Trends afirma que 80% de todos os travellers passa cerca de 4 semanas nestas plataformas a ler reviews de outros consumidores sobre destinos que querem visitar.

Em 2019, segundo dados da Jersey Island Holidays, cerca de 66,7% das reservas eram online, contra apenas 24,3% em agências de viagens. Isto são dados que representam a realidade do mercado do turismo atualmente.

O que nos espera no futuro para o turismo e a digitalização?

É inevitável para as organizações apostar na digitalização. O digital já é o principal canal de comunicação marca-consumidor e irá continuar a ser. As previsões apontam para um constante aumento do domínio do digital face aos antigos canais de distribuição do setor. O mercado cresce em média 10% todos os anos desde 2014.

Neste momento, o digital representa a maior oportunidade de crescimento para as organizações. Todos os anos são libertados novos planos de apoio a empresas para a digitalização. Não estar online atualmente é perder o acesso a um mercado avaliado em 700 biliões de dólares e, pior, é estar também a perder terreno face à principal concorrência.

Por Bruno Soares

Licenciado em Marketing Publicidade e Relações-Públicas, Mestrando em Ciências da Comunicação. Cofundador da Agência Digital Natives. Host no podcast “Native Talks”

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